Aconteceu nesse sábado o 1º Encontro Arquidiocesano dos Semeadores da Ecologia Integral

Neste último sábado, 05 de Novembro, aconteceu no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas o 1º Encontro Arquidiocesano dos Semeadores da Ecologia Integral. O encontro contou com a presença de um público diverso, entre crianças, jovens e adultos da comunidade e de diversas instituições, como pastorais, paróquias e instituições educacionais.

Neste primeiro encontro, os participantes fizeram uma caminhada interpretativa pela trilha ecológica da Mata da PUC Minas, que foi guiada por Douglas, Luiza e Hugo, extensionistas do Universidade Sustentável e pelo responsável do Centro de Integração para Sustentabilidade (CISAL), Richard Afonso. Com o auxílio do livro “Refletir e Agir pela Casa Comum”, refletiram sobre os caminhos e dimensões para a Ecologia Integral. Ainda, os participantes visitaram a horta universitária do Universidade Sustentável, momento este marcado pela confraternização e plantio de uma muda de abacate, símbolo de um novo olhar para o que é tradicional e do desejo de mudar o mundo a partir de novas ações.

Ao final, trocaram experiências e vivências que apontaram a urgência de ações continuadas e de estratégias para alcançar a justiça socioambiental. Como ferramenta para auxiliar nas ações e compartilhamento das mesmas, foi apresentado no site da ADERI o Painel da Partilha, onde podem ser cadastradas boas práticas e estratégias de formação. Assim, o primeiro encontro foi rico em reflexões, inspirando e fortalecendo os próximos passos para a semeadura da Ecologia Integral.