Paróquia
Você está em:

Núcleos do ANIMA se reúnem em fórum para Planejamento Estratégico quadrienal

No último sábado de setembro, dia 24, ocorreu o “FÓRUM ANIMA: Planejamento Estratégico 2023-2026” para a construção de um plano de ação estratégico quadrienal. 

 

O Anima PUC Minas

O Anima PUC Minas: Sistema Avançado de Formação, Identidade e Missão está ligado diretamente ao gabinete da Reitoria e possui vínculo especial com o Instituto de Filosofia e Teologia – IFT. Apresenta cinco objetivos:

  1. Proporcionar o aprimoramento e a articulação dos núcleos de formação, identidade e missão da PUC Minas;
  2. Favorecer o intercâmbio de informação e a reflexão coletiva sobre os temas pertinentes ao Anima;
  3. Oferecer, por meio de seus núcleos, novas respostas a novos desafios da sociedade, em sua atual complexidade;
  4. Estimular o diálogo entre a comunidade universitária, a sociedade civil e setores afins ligados à arquidiocese de Belo Horizonte;
  5. Prestar serviços de assessoria, consultoria, secretaria e capacitação, de qualidade, valendo-se de parcerias com vários setores da comunidade universitária, da sociedade e da arquidiocese de Belo Horizonte.  

E tem como missão Animar, de forma integrada, a formação, a identidade e a missão da PUC Minas.

 

Os Núcleos do Anima

O Anima é composto por núcleos que tenham finalidades para cumprir a missão da Universidade. 

São 11 núcleos criados por portarias da reitoria: Pastoral Universitária (PU), Academia de Juristas Católicos Humanistas (AJUCH), Centro de Formação de Agentes de Pastoral (Cefap), Centro de Geoprocessamento de Informações Pastorais e Religiosas (Cegipar), Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz (CAJP), Grupo de Reflexão e Trabalho para Economia de Francisco e Clara, Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (NECT), Grupo de Reflexão e Trabalho para Pacto Educativo Global, Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), Observatório de Evangelização e a própria ADERI. 

E 4 núcleos parceiros (organizações próprias):  Associação Nacional de Educação Católica (ANEC – MG), Escola Nacional de Comunicação da Pascom Brasil, Grupo de Reflexão Bíblica São Jerônimo, Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter)

 

FÓRUM ANIMA: Planejamento Estratégico 2023-2026 

Contando com a participação dos membros dos 15 núcleos e do Prof. Pe. Áureo Nogueira de Freitas, coordenador do Anima, o encontro contou com momentos de escuta, diálogo e debates, a fim de discutir respostas para os atuais desafios e fomentar a integração entre os núcleos visando ações estratégicas para os próximos quatro anos. 

A integração dos núcleos foi subsidiada pela análise de Eixos norteadores das ações, sendo eles: (1) Pacto Educativo Global/Promoção de Educação Humanista e Solidária; (2) Economia de Francisco e Clara; (3) Ecologia Integral/Cuidado com a Casa Comum; (4) Sociedade Política e Cidadania; (5) Novo Humanismo; (6) Teologia e Ação Evangelizadora e (7) Espiritualidade. Compreendendo suas linhas de atuação dentro dos Eixos, os núcleos refletiram sobre suas ações e possíveis formas de articulação com demais núcleos para o cumprimento dos objetivos e missão do Anima.  

FÓRUM ANIMA: Planejamento Estratégico 2023-2026

VEJA TAMBÉM