Paróquia

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Camargos)

- Segunda a sexta as 06:30 horas
- somente na primeira sexta do mês
mensal - Missa da Padroeira

19h - todo dia 12 do Mês

Comunidade Capela Santa Teresinha

Anjos de Nossa Senhora do Carmo

São voluntários que doam sua profissão a serviço das necessidades que surgem durante os atendimentos da pastoral.

Horário de atendimento: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h

Ministros da Palavra

Os Ministros da Palavra da Paróquia Nossa Senhora do Carmo têm como missão proclamar a Palavra de Deus, sendo mensageiros da Boa Nova a todos. É um grupo que está à disposição para servir na Paróquia, nas Comunidades e ir até as residências de quem desejar. Além das celebrações da palavra, estão abertos para atenderem às demandas pastorais.

Reuniões: Toda primeira segunda-feira do mês, às 19h30 – Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Coordenadora do grupo: Gláucia Fabossi

Contato: (31)3597-8962

E-mail: ghfabossi@gmail.com

Pastoral da Acolhida

A pastoral da Acolhida tem como objetivo “receber bem” e “ir ao encontro” das pessoas, a fim de integrá-las na comunidade. Acolher significa oferecer refúgio, proteção e conforto por meio de gestos e palavras. Sendo assim a pastoral da acolhida vai muito além de recepcionar na porta da igreja, mas envolve uma rede de relacionamentos que dá sustentabilidade e perseverança nas ações desenvolvidas na comunidade, segundo Pereira (2010). PEREIRA, José Carlos. Pastoral da Acolhida Guia de implantação, formação e atuação dos agentes. São Paulo, Paulinas, 2013.

Reuniões semanais: Quartas-feiras das 18h30 às 20h. A pastoral atua todo dia 16 de cada mês durante a Novena Perpétua de Nossa Senhora do Carmo com três equipes de serviço. Que são elas:

Equipe de Recepção: A equipe de recepção esta responsável em fazer o primeiro contato com as pessoas que chegam, observando as suas necessidades na porta da Igreja, desde um cumprimento até as necessidades mais específicas como uma conversa em particular.

Equipe de Escuta e Oração: Esta equipe tem como objetivo fazer uma escuta ativa das pessoas que procuram ou estão em nossa paróquia passando por um problema. Após o acolhimento conforme a necessidade será oferecida uma oração individual para cada pessoa. Durante esse momento poderá surgir a necessidade de encaminhamentos na própria paróquia ou na rede sócio assistencial de nossa cidade. Os atendimentos acontecem com uma dupla de servos.

Equipe de intercessão: Esta equipe estará em oração durante todo o dia pela equipe de serviço e para aqueles que chegam à procura do acolhimento. Eles estarão diante do Santíssimo Sacramento.

Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde realiza visitas domiciliares em cada comunidade para os enfermos e idosos que têm dificuldades de sair de casa. São responsáveis pelas Missas no Regional toda quarta-feira e a Missa todo dia 16 do mês na Matriz Nossa Senhora do Carmo. É feita a escala para as visitas no Hospital Unimed e Regional.

A pastoral trabalha em nível de forania com as Paróquias: Nossa Senhora do Carmo, Santa Terezinha, São Judas Tadeu e Sagrado Coração de Jesus.

Reuniões: toda primeira segunda-feira do mês, às 15h – Salão Paroquial Nossa Senhora do Carmo

Endereço: Rua Maria do Carmo Lara Nº 105 – Centro Betim – MG

Coordenadora: Irmã Nieves.

Vicentinos

Conselho Particular Nossa Senhora do Carmo (pertencente à Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP)

Formado por 15 Conferências Vicentinas que atendem diversas famílias com ajuda material (cestas básicas, remédios, fraldas, etc) e espiritual, também colaboram com o Lar Vicentino Divino Ferreira Braga – fundado em 1981 e atualmente atende a 52 moradores.

Presidente atual: Maria Aparecida Amaral – contato: (31) 99632-6153

Horário de funcionamento: Segunda a domingo – visitas das 13h às 17h

Endereço: Rua Rosário, nº 1075 – Bairro Angola – Betim – MG Telefone: (31) 3532-4089 – Marilda ou Sabrina E-mail: larvicentinodfb@ig.com.br

Sugestão para doações: Fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal (como shampoo, condicionador, aparelhos de barbear, desodorantes, creme de pentear e creme de hidratante para pele).