Paróquia

Comunidade Santa Mônica

Domingo
08h30

Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Domingo
08h30

Comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem

Domingo
08h30

Comunidade Santa Edwiges

Domingo
17h30
Quarta-feira
19h15
Você está em:

Pastorais e movimentos

Pastoral da Acolhida

A pastoral da Acolhida tem como objetivo “receber bem” e “ir ao encontro” das pessoas, a fim de integrá-las na comunidade. Acolher significa oferecer refúgio, proteção e conforto por meio de gestos e palavras. Sendo assim, a pastoral da acolhida vai muito além de recepcionar na porta da igreja, mas envolve uma rede de relacionamentos que dá sustentabilidade e perseverança nas ações desenvolvidas na comunidade, segundo Pereira (2010).

PEREIRA, José Carlos. Pastoral da Acolhida Guia de implantação, formação e atuação dos agentes. São Paulo, Paulinas, 2013.

Reuniões semanais: Quartas-feiras, das 18h30 às 20h.

A pastoral atua todo dia 16 de cada mês durante a Novena Perpétua de Nossa Senhora do Carmo com três equipes de serviço. Que são elas:

Equipe de Recepção: A equipe de recepção é responsável por fazer o primeiro contato com as pessoas que chegam, observando as suas necessidades na porta da Igreja, desde um cumprimento até as necessidades mais específicas, como uma conversa em particular.

Equipe de Escuta e Oração: Esta equipe tem como objetivo fazer uma escuta ativa das pessoas que procuram ou estão em nossa paróquia passando por um problema. Após o acolhimento, conforme a necessidade será oferecida uma oração individual para cada pessoa. Durante esse momento poderá surgir a necessidade de encaminhamentos na própria paróquia ou na rede socioassistencial de nossa cidade. Os atendimentos acontecem com uma dupla de servos.

Equipe de intercessão: Esta equipe estará em oração durante todo o dia pela equipe de serviço e para aqueles que chegam à procura do acolhimento. Eles estarão diante do Santíssimo Sacramento.


Vicentinos

Conselho Particular Nossa Senhora do Carmo (pertencente à Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP)

Formado por 15 Conferências Vicentinas que atendem a diversas famílias com ajuda material (cestas básicas, remédios, fraldas etc.) e espiritual, também colaboram com o Lar Vicentino Divino Ferreira Braga, fundado em 1981, e atualmente atende a 52 moradores.

Presidente atual: Maria Aparecida Amaral – contato: (31) 99632-6153

Horário de funcionamento: Segunda a domingo – visitas das 13h às 17h

Endereço: Rua Rosário, nº 1075 – Bairro Angola – Betim – MG

Telefone: (31) 3532-4089 – Marilda ou Sabrina

E-mail: larvicentinodfb@ig.com.br

Sugestão para doações: Fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal (como shampoo, condicionador, aparelhos de barbear, desodorantes, creme de pentear e creme de hidratante para pele).


Apostolado da Oração

Apostolado da Oração é um dom, força que ajuda muitas pessoas a modularem o próprio coração a partir do amor que vem de Deus. O Movimento do Apostolado da Oração é formado por evangelizadores dedicados aos muitos serviços de suas comunidades de fé, para proclamar a Palavra. Fazem parte, pela Arquidiocese de Belo Horizonte, da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, na Forania Nossa Senhora do Carmo. O objetivo geral do Apostolado é viver o seu Programa Espiritual e Apostólico, sempre a serviço da Igreja, conhecer e por em prática o programa proposto na recriação do Apostolado da Oração proposto pela nossa Igreja particular de Belo Horizonte.

Como objetivo específico são conscientizados a fazer parte da REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO;  manter o espírito de unidade entre os centros do Apostolado da Oração e seus membros; conhecer intensamente “por dentro” o Sagrado Coração de Jesus; fazer sua caminhada em comunhão com a sua Paróquia participando ativamente de todos os eventos propostos; todos os membros do Apostolado da Oração devem dar prioridade às atividades promovidas pelo Apostolado da Oração, como adoração, encontrões, assembleias, retiros espirituais e reuniões mensais.

Uma das 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus feitas em favor dos seus devotos é participar da celebração e da Eucaristia na 1ª sexta-feira do mês, por nove meses seguidos.

Reunião mensal: toda 1ª sexta-feira do mês, às 17h, após a Celebração Eucarística das 16h.

Coordenadora: Rosimeire

Presidente: Maria das Graças/Gracinha – (31) 9 9993.1128 – (31) 3531.4436


Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo realiza as preparações dos pais ou responsáveis legais e padrinhos das crianças até sete anos que serão batizadas na Paróquia Nossa Senhora do Carmo ou em outras paróquias. As crianças a partir de sete anos ou adolescentes deverão estar inscritos na Catequese da Primeira Eucaristia ou Crisma, sendo a preparação do batismo também elaborada pela Pastoral do Batismo. Além disto, a Pastoral do Batismo participa da Celebração, acolhendo os pais ou responsáveis legais, padrinhos e crianças, coordenando os cantos e leituras e organizando os diversos momentos da cerimônia.

Contato: Regina M. Braga S. Campos

E-mail: reginabragac@gmail.com / engeminasconstrucoes@gmail.com

Telefones: (31) 3594 2102 / 99612 4126

Dias e horários dos encontros: A preparação dos pais ou responsáveis legais e padrinhos dos paroquianos é feita individualmente por família, na casa dos pais ou responsáveis legais, mediante visita previamente agendada.

Para os pais ou responsáveis legais e padrinhos não paroquianos é organizado um encontro com todas as famílias no salão paroquial, às 16h do terceiro sábado de cada mês.

A celebração do Batismo das crianças até sete anos é realizada na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, nos meses de fevereiro a dezembro, sempre às 16h do segundo sábado de cada mês.

O Batismo das crianças a partir de sete anos ou adolescentes é feito em datas específicas, como o dia da Vigília Pascal.


Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (fotos anexas)

A Eucaristia é o pão que desce do céu.
Eis-me aqui a serviço de minha comunidade e da Igreja, pronto para partilhar a Palavra e o Corpo e Sangue do teu Filho com todos os meus irmãos e irmãs.
Acolhe-me Pai, em tua bondade, dando-me a graça de perseverar na fé e na disposição em sempre servir a todos.

Reunião: Toda última quinta-feira do mês, após a adoração do Santíssimo.

Coordenadora: Celma

Telefone: (31) 98441-4929

E-mail: celma.vieira@yahoo.com / cinthia_matta@yahoo.com.br


Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde realiza visitas domiciliares em cada comunidade para os enfermos e idosos que têm dificuldades de sair de casa. São responsáveis pelas Missas no Regional toda quarta-feira e a Missa todo dia 16 do mês na Matriz Nossa Senhora do Carmo. É feita a escala para as visitas no Hospital Unimed e Regional.

A pastoral trabalha em nível de forania com as Paróquias: Nossa Senhora do Carmo, Santa Terezinha, São Judas Tadeu e Sagrado Coração de Jesus.

Reuniões: toda primeira segunda-feira do mês, às 15h – Salão Paroquial Nossa Senhora do Carmo

Endereço: Rua Maria do Carmo Lara, nº 105 – Centro – Betim – MG

Coordenadora: Irmã Nieves.