Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Camargos)

06h30
- Segunda a sexta as 06:30 horas
19h30
- somente na primeira sexta do mês
mensal - Missa da Padroeira

19h - todo dia 12 do Mês

Comunidade Capela Santa Teresinha

08h30

O Batismo é um sacramento da iniciação à fé cristã, uma celebração que promove a nossa identificação com Cristo em seu mistério pascal (cf. Rm 6,3-11). Como porta de entrada para a Igreja, o Batismo nos dá acesso aos demais sacramentos. Por ele, somos libertados do pecado original e regenerados como filhos e filhas de Deus, em Jesus Cristo, o seu Filho amado. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e, incorporados à sua igreja, somos feitos templos do Espírito Santo. O Batismo pode ser definido como o sacramento da regeneração pela água e pela palavra.

Preparação para Batismo: Procure a secretaria de sua paróquia antes de marcar a celebração e conheça a proposta de preparação para o Batismo que a sua comunidade oferece. Escolha padrinhos católicos, que possam desempenhar a missão de colaboradores dos pais no compromisso de educar a criança na fé da Igreja e não apenas por motivos afetivos. Apresente a documentação exigida e, de preferência, batize em sua paróquia de residência. Sendo o Batismo realizado noutra igreja, peça o comprovante de participação na Catequese batismal e informe-se também lá, onde será celebrado.

A Pastoral do Batismo realiza as preparações dos pais ou responsáveis legais e padrinhos das crianças até sete anos que serão batizadas na Paróquia Nossa Senhora do Carmo ou em outras paróquias.

As crianças a partir de sete anos ou adolescentes deverão estar inscritos na Catequese da 1ª Eucaristia ou Crisma, sendo a preparação do Batismo também elaborada pela Pastoral do Batismo.

Além disso, a Pastoral do Batismo participa da celebração, acolhendo os pais ou responsáveis legais, padrinhos e crianças, coordenando os cantos e leituras e organizando os diversos momentos da cerimônia.

Dias e horários dos encontros:

A preparação dos pais ou responsáveis legais e padrinhos dos paroquianos é feita individualmente por família, na casa dos pais ou responsáveis legais, mediante visita previamente agendada.

Para os pais ou responsáveis legais e padrinhos não paroquianos é organizado um encontro com todas as famílias no salão paroquial, às 16h do terceiro sábado de cada mês.

A celebração do Batismo das crianças até sete anos é realizada na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, nos meses de fevereiro a dezembro, sempre às 16h do segundo sábado de cada mês.

O Batismo das crianças a partir de sete anos ou adolescentes é feito em datas específicas, como o dia da Vigília Pascal.

Documentos e orientações necessárias para o batismo:

• Participar da formação;
  • Registro de nascimento da criança;
  • Comprovante de residência;
  • Xerox da identidade dos padrinhos;
  • Comprovante de participação do processo formativo;
  • Contribuição espontânea.

A celebração do Batismo acontece todo segundo sábado de cada mês, às 16h.

Somente os pais da criança ou responsável legal devem fazer o pedido e marcar o batizado na secretaria paroquial.