Encíclicas
Abordando questões sobre biodiversidade, sustentabilidade e fraternidade, as cartas Encíclicas do Papa Francisco são os principais documentos de referência usados para nortear as ações da ADERI para a Ecologia Integral.
- Laudato Si’
- Fratelli Tuti
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals.index.html
Carta de Clara e Francisco
Além das cartas Encíclicas, a carta de Clara e Francisco traz importantes reflexões para a Ecologia Integral no campo da Economia, apontando a necessidade de se colocar a vida no centro das relações econômicas.
Pacto Educativo Global – link
A conscientização e sensibilização de pessoas para as questões socioambientais é fundamental para que se tenha uma sociedade comprometida em agir pelo bem da Casa Comum. A partir de uma educação que envolva toda a comunidade, onde há uma troca de saberes e diálogos, torna-se possível a construção de uma sociedade que busque ações para o cuidado com o planeta.
Vaticano
Sínodo da Amazônia
Em torno da evidente importância socioambiental da Amazônia, o Sínodo da Amazônia traz uma série de documentos que busca sensibilizar e mobilizar a Igreja e toda pessoa de boa vontade a preservar e proteger a beleza e riqueza natural e cultural, assim como lutar pelos direitos dos mais pobres e dos povos nativos.
- Documento preparatório
- Instrumentum laboris
- Documento final
- Querida Amazônia
http://secretariat.synod.va/content/sinodoamazonico/pt.html
Mensagem do Papa Francisco À COP26
Mensagem enviada pelo Papa Francisco ao presidente da COP26 sobre a mudança climática: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2021/documents/20211029-messaggio-cop26-glasgow.html
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs uma Agenda contendo 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que buscam garantir a dignidade humana e proteger o planeta da degradação, assegurando uma vida próspera e em harmonia com a natureza. Sendo um plano de ação mundial, os 193 países membros da ONU aderiram à Agenda, havendo movimentos em todo o mundo, governamentais e não governamentais, agindo para alcançar os objetivos até 2030.
https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel