Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE)

Reconhecida em 2005 pela UNESCO, a Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço visa, assim como as demais reservas existentes, contribuir para a conservação da biodiversidade, promover o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico e tradicional.

A RBSE conta com 121 Unidades de Conservação (UC’s) e abrange importantes nascentes, como as dos rios São Francisco, Doce e Jequitinhonha. É composta pelos biomas Mata Atlântica e Cerrado, sendo marcada pelo Campo Rupestre, uma região com alto grau de endemismo e megadiversidade.

A Serra do Espinhaço é notável por sua história e culturas particulares, local onde passaram e viveram distintas culturas, residindo ainda hoje nessas terras Comunidades Quilombolas e o povo indígena Pataxó. Com a chegada da Colônia Portuguesa, foram criados os caminhos da Estrada Real para expedições e explorações de riquezas minerais (como ouro e diamante). Hoje, a atividade minerária permanece com o minério de ferro.

No tocante ao conhecimento científico, mais de 100 instituições de pesquisas, dentre universidades nacionais, internacionais e ONG’s, realizaram estudos na RBSE entre 2005 e 2015, sendo contabilizadas 960 publicações.

Veja mais: https://reservasdabiosfera.org.br/reserva/rb-serra-do-espinhaco/