Mais de mil nascentes preservadas no Monumento Natural

São mais de mil nascentes preservadas no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e em seu entorno. Uma ação essencial para a continuidade da vida na nossa casa comum. Foram mapeadas  pelos órgãos ambientais do Governo do Estado de Minas Gerais, ao todo, 1.046 fontes de água dentro do Monumento Natural Estadual Serra da Piedade. No Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade os recursos hídricos são cuidados e protegidos, há mais de 250 anos.

As nascentes garantem  a manutenção da integridade  dos ecossistemas, do microclima e a segurança hídrica para a população que vive na região de Caeté. São fontes que funcionam como elo entre o subterrâneo e a superfície, alimentam rios e córregos.

Água que garante a vida

Os peregrinos e visitantes podem contemplar em trilhas um pouco dessa natureza preservada, de água cristalina, ar puro, solo fértil, em momentos de paz e contemplação. Escutar o canto dos pássaros, e até se surpreender com olhar curioso de animais que se tornaram raros, como o “veado campeiro”, são experiências únicas. No Monumento Natural existem 6.330 Áreas de Preservação Permanente Hídricas.  “As nascentes são essenciais para a qualidade de vida, o desenvolvimento da agricultura e economia local, para matar a sede dos animais”, reforça o  professor da PUC Minas,  Miguel Andrade, coordenador da Aderi (Agência de Desenvolvimento Integrado da Arquidiocese de BH).  O professor cita iniciativas desenvolvidas no Monumento Natural que contribuem para preservação da água. “Evitar incêndios, a desconfiguração da paisagem pela mineração, a criação de unidades de conservação, são medidas de proteção às nascentes”.

Proteção integral

Você é nosso convidado especial para integrar essa bonita missão.  Você pode nos ajudar a proteger o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e a natureza em seu entorno participando da Família dos Devotos . Vamos caminhar juntos!