Paróquia

O Atlas Ambiental dos Municípios da Arquidiocese de Belo Horizonte é um documento concebido com o objetivo de demonstrar, por meio de produtos cartográficos, textos analíticos e elementos visuais e dinâmicos, a diversidade de atributos ambientais, em seu sentido amplo, existentes no vasto e complexo território.

Trata-se, pois, de um material com potencial de orientar interpretações de realidades atuais, sempre em observância às dinâmicas regional e locais, cujo desenho e a implementação de iniciativas concretas se colocam como desafios, também dinâmicos, seja no âmbito da educação, da pesquisa científica, da extensão universitária e das praticas sociais em diversas escalas.

As possibilidades de vastas interpretações, a partir de um Atlas que se quer vivo, já nasce na procura da sua inerente atualização. Assim, apresentamos esta contribuição para que boas perguntas sobre o território posssam ser feitas e que as suas respostas sejam compartilhadas com base nessas realidades e que visem à promoção de um desenvolvimento alicerçado em bases conservacionistas e humanistas.

Entre temas como biodiversidade, recursos hídricos e minerais, cavidades naturais, povos e comunidades tradicionais e outros elementos, o Atlas se consolida como uma oportunidade e um convite para que os interessados possam interagir e conhecer o espectro territorial de atuação de nossa Arquidiocese de Belo Horizonte e, assim, poder contribuir diretamente com o planejamento, a gestão e a materialização de boas práticas ambientais nessa importante parcela do estado de Minas Gerais.