Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande

08h

10h
18h
08h
- Missa em Honra a Santo Antônio
19h30
- Missa em Honra a Santo Antônio celebrada na Ermida

Comunidade Nossa Senhora do Rosário

Domingo
09h
Você está em:
Súplica (para todos os dias)
Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos.
Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos.
Ó bondoso e santo taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.
1º dia: 31/5 – Santo Antônio, mestre do Evangelho
– Sinal da cruz
– Palavra de Deus: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”.
– Palavra do Santo: “São os pobres, os simples, os humildes, que têm fome e sede da Palavra da Vida”.
– Oração:
Senhor, a vossa Palavra é o alimento de nosso espírito e a luz em nosso caminho. Abri nosso coração para acolhê-la, nossa mente para entendê-la e motivai nossa vontade para praticá-la. Por intercessão de Santo Antônio, mestre do Evangelho, fazei com que consigamos orientar nossa vida pessoal, familiar e comunitária com a verdade libertadora de vossa Palavra. Amém!
– Pai-nosso… Ave-Maria… Glória ao Pai…
2º dia: 1/6 – Santo Antônio, mestre da oração
– Sinal da cruz
– Palavra de Deus: “Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós alcançareis.” (Mt. 21,22).
– Palavra do Santo: “A pessoa reza quando adere a Deus no amor e, em certo sentido, fala com Deus de maneira familiar e devota”.
– Oração:
Senhor, nós somos necessitados de mais vida e reconhecemos que Vós sois a fonte de todos os bens. A Vós recorremos na oração para nos manter em sintonia convosco. De coração arrependido, pedimos perdão de nossos pecados. De coração agradecido, vos louvamos pelas vossas maravilhas em favor da vida. Com Santo Antônio, mestre da oração, estamos em vossa presença como filhos. Amém!
– Pai-nosso… Ave-Maria… Glória ao Pai…
3º Dia: 2/6 – Santo Antônio, mestre da verdade
– Sinal da cruz
– Palavra de Deus: “Aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus” (Jo 3,21).
– Palavra do Santo: A verdade convence e “nossa linguagem é penetrante quando é nosso agir que fala”.
– Oração:
Ó Santo Antônio, homem cheio de sabedoria, que através de teus ensinamentos, foste uma luz para a Igreja, ilumina o nosso caminho com a verdade do Evangelho e ensina a nossa sociedade a distinguir o bem do mal, para que jamais nos deixemos envolver pelas trevas do erro e da mentira. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
– Pai-nosso… Ave-Maria… Glória ao Pai…
4º Dia: 3/6 – Santo Antônio, modelo de fé
– Sinal da cruz
– Palavra de Deus: “Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta-nos a fé!” Disse o Senhor: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá”. (Lc 17,5-6)
– Palavra do Santo: “Para o cristão, crer em Deus não significa tanto acreditar que Ele é verdadeiro e fiel; significa sim acreditar amando”.
– Oração:
Senhor, nós vos agradecemos pelo dom da fé que nos faz ver além das aparências as pessoas e os fatos. Fazei que nos dediquemos continuamente no crescimento da fé, pelo conhecimento da vossa palavra, pela oração e pela busca sincera da verdade. Que o exemplo de Santo Antônio nos ajude a viver uma fé sincera e corajosa, forte e segura. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
– Pai-nosso… Ave-Maria… Glória ao Pai…
Se milagres desejais
Recorrei a Santo Antônio,
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.
Recupera-se o perdido
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.
Pela Sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.
Todos os males humanos
Se moderam e retiram
Digam-no aqueles que o viram
E digam-no os Paduanos.
Oração: Rogai por nós Santo Antônio para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: 
O Deus, nós Vos Suplicamos que alegre a Vossa Igreja a solenidade votiva do Santo Antônio para que fortalecido sempre com os  bens espirituais, mereça gozar os prazeres eternos de Jesus Cristo Nosso Senhor .Amém.
A nossa proteção está no nome do Senhor
Que fez o céu e a terra
Rogai por nós Santo Antônio
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo
 
Oremos:  Senhor Deus, nós vos bendizemos pelas maravilhas operada em Santo Antônio de Roça Grande, vosso confessor e doutor, e vos pedimos que sua intercessão alegre vossa igreja, para que ela viva em paz e unidade caminhando sem mancha até a eternidade.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Apresentação da cruz
Eis a Cruz do Senhor, afaste de vós todos os inimigos da salvação, pois venceu o Leão da Tribo de Judá, descendente de Davi, Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém!
Pelo sinal e poder da Santa Cruz, + pela intercessão da Virgem Maria, o Senhor vos abençoe e proteja, volva seu olhar e tenha compaixão de vós.Que o Senhor mostre sua face misericordiosa e vos dê a paz e vos conceda a almejada saúde.
Pelo sinal da Santa Cruz, + Jesus que aliviou os sofrimentos, curou as doenças e libertou os possessos do demônio,  afaste de vós todos os males e enfermidades.
Pelo sinal da Santa Cruz, + vos abençoe Jesus Cristo com sua Mãe a Virgem Maria.
Amém.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai
Eis aqui a Cruz do Senhor! Fugi, partes contrárias, venceu o leão da tribo de Judá e a Raiz de Davi. Aleluia, aleluia!
Cristo vence, Cristo reina, Cristo manda com império, Cristo nos defende de todo o mal. Cristo Rei veio em paz, o Verbo se encarnou e Deus se fez homem.
Rogai por nós, Santo Antônio.Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Ó Deus, nós vos suplicamos que a presença de Santo Antônio, vosso confessor e doutor, alegre a vossa Igreja para que, fortalecida sempre com os auxílios espirituais, mereça gozar as alegrias eternas. Por Jesus Cristo.  Amém!

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso abençoai + este pão, pela intercessão de Santo Antônio, que por sua pregação e exemplo distribuiu o pão da vossa Palavra aos vossos fiéis. Este pão recorde aos que o comerem ou distribuírem com devoção, o pão que vosso Filho multiplicou no deserto para a multidão faminta, o Pão Eucarístico que nos dais todos os dias no mistério da Eucaristia; e fazei que este pão nos lembre o compromisso para com todos os nossos irmãos necessitados de alimento corporal e espiritual. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, pão vivo que desceu do céu, e dá vida e salvação ao mundo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Santo Antônio, amigo dos pobres, peço-te a graça de nunca faltar pão e alimento em nossa mesa.
Prometo-lhe, por minha vez, olhar sempre para os mais necessitados, repartindo com eles o pão que nos mandares, através do trabalho honesto. Ajuda-nos a buscar sempre o Pão vivo que desceu do céu, que é Jesus na Eucaristia. Amém.

Eu vos saúdo, glorioso Santo Antônio, fiel protetor dos que em vós esperam. Já que recebestes de Deus o poder especial de fazer achar os objetos perdidos, socorrei-me neste momento, a fim de que, mediante vosso auxílio, eu encontre o objeto que procuro.Alcançai-me, sobretudo, uma fé viva, uma esperança firme, uma caridade ardente e uma docilidade sempre pronta aos desejos de Deus. Que eu não me detenha apenas nas coisas deste mundo. Saiba valorizá-las e utilizá-las como algo que nos foi emprestado e lute sobretudo por aquelas coisas que ladrão nenhum pode nos arrebatar e nem iremos perder jamais. Assim seja.

Ó grande e bem-amado Santo Antônio de Pádua! Vosso amor a Deus e ao próximo, vosso exemplo de vida cristã, fizeram de Vós um dos maiores Santos da Igreja. Eu vos suplico tomar sob vossa proteção valiosa minhas ocupações, empreendimentos, e toda a minha vida. Estou persuadido de que nenhum mal poderá atingir-me enquanto estiver sob vossa proteção. Protegei-me e defendei-me: sou um pobre pecador. Recomendai minhas necessidades e apresentai-vos como meu medianeiro a Jesus, a quem tanto amais. Por vosso mérito, Ele aumente minha fé e caridade, console-me nos sofrimentos, livre-me de todo mal e não me deixe sucumbir na tentação.Ó Deus poderoso, livrai-me de todo o perigo do corpo e da alma.
Auxiliado continuamente por Vós, possa viver cristãmente e santamente morrer. Amém.

Ó glorioso Santo Antônio, que estás tão perto do Senhor, peço-te que intercedas por todos os que me amam e que me fazem algum bem. Lembra-te também de todos os que, no passado, se aproximaram de mim com sua bondade, sua ajuda e seu conforto. Que o Senhor atenda suas aspirações e desejos, recompensando abundantemente a generosidade deles nesta vida e no céu. Amém.

Eu te saúdo, pai e protetor Santo Antônio! Intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo a fim de que ele me conceda a graça que desejo (mencionar a graça). Eu te peço, amado Santo Antônio, pela firme confiança que tenho em Deus a quem serviste fielmente. Eu te peço pelo amor do menino Jesus que carregastes em teu braço. Eu te peço por todos os favores que Deus te concedeu neste mundo, pelos inúmeros prodígios que Ele operou e continua operando diariamente por tua intercessão. Amém.

Ó querido Santo Antônio, que sempre ajudaste os que a ti recorrem com confiança, peço-te com fervor por uma pessoa doente a quem quero muito.Suplico-te que obtenhas o dom da sua cura ou, pelo menos, que sejam aliviados os seus sofrimentos, e ela tenha a força de oferecê-los a Deus em união com a paixão de Cristo.Tu, que na tua vida terrena foste amigo dos que sofrem e te prodigalizaste em favor deles através da caridade e do teu dom dos milagres, fica a nosso lado com tua proteção, consola o nosso coração, e faze que nossos sofrimentos físicos e morais sejam fonte de merecimento para a vida eterna. Amém.

Santo Antônio, olha compassivo para minha necessidade. Preciso de trabalho para cumprir o mandamento do Senhor. Preciso trabalho para o sustento meu e dos meus familiares. Faze que eu encontre um trabalho digno, honrado e remunerado. Ajude-me neste momento angustioso, tu que conheceste o valor do trabalho, o sacrifício da fome, a alegria de ter um lar feliz. Amém.

Querido Santo Antônio! Abençoai e protegei a nossa família. Conservai-a sempre unida no amor. Assisti-a nas necessidades temporais e afastai dela todo mal. Abençoai-nos. Fazei que nunca nos falte trabalho como também todas as coisas necessárias para podermos viver honestamente e educar bem os filhos.Amém.

Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digna e alegre. Que eu encontre um namorado que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.

Lembrai-vos, glorioso Santo Antônio, amigo do Menino Jesus, filho querido de Maria Imaculada, de que nunca se ouviu dizer de alguém que tenha recorrido à vós, que tenha sido por vós abandonado. Animado de igual confiança, venho a vós fiel consolador e amparador dos aflitos. Gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés. Não rejeitais, pois, a minha súplica: (fazer o pedido). Sendo tão poderoso junto ao Coração de Jesus, escutai-a favoravelmente e dignai-vos a atendê-la. Amém.
Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
Glorioso taumaturgo Santo Antônio, pai dos pobres e consolador dos aflitos, que com tanta solicitude viestes em meu auxílio e assim me consolastes; eis-me a vossos pés para vos trazer o meu agradecimento. Aceitai-o junto com a promessa, que vos renovo, de viver sempre no amor de Jesus e do próximo. Continuai a me conceder vossa proteção e obtende-me a graça final de poder entrar um dia no céu para cantar convosco as divinas misericórdias. Assim seja. 
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
R/. Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
R/. Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai do Céu que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santo Antônio de Lisboa, rogai por nós.
Santo Antônio, advogado dos aflitos,
Santo Antônio, discípulo amado de São Francisco,
Santo Antônio, que fizestes extraordinários milagres,
Santo Antônio, que falastes aos peixes,
Santo Antônio, modelo de pureza,
Santo Antônio, modelo de austeridade,
Santo Antônio, dotado de sabedoria,
Santo Antônio, exemplo de caridade,
Santo Antônio, cheio de amor divino,
Santo Antônio, padrão de virtudes,
Santo Antônio, paciente,
Santo Antônio, bondoso,
Santo Antônio, humilde,
Santo Antônio, desprendido dos bens terrenos,
Santo Antônio, que tivestes nos braços o Menino Jesus,
Santo Antônio, amigo dos aflitos,
Santo Antônio, amigo dos necessitados,
Santo Antônio, amigo dos que invocam o vosso auxílio,
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
R./ perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
R./ atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
R./ tende piedade de nós.
Oremos: Senhor, humildemente Vos suplicamos o perdão dos nossos pecados, e auxílio em todas as nossas necessidades espirituais e materiais.
Pelos méritos e intercessão do nosso glorioso servo, Santo Antônio, possamos nós encontrar, junto do vosso trono de justiça, abrigo e aceitação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

São José, tu foste a árvore abençoada por Deus, não para dar frutos, mas para dar sombra; sombra protetora de Maria, tua esposa; sombra de Jesus, que te chamou de pai e ao qual tu te entregaste totalmente; tua vida. feita de trabalho e de silêncio, me ensina a ser eficaz em todas as situações; me ensina, acima de tudo, a esperar na obscuridade firme na fé; sete dores e sete alegrias resumem tua existência: foram as alegrias de Cristo e de Maria, expressão de tua dedicação sem limites.

Que teu exemplo me acompanhe em todos os momentos: florescer onde a vontade do Pai me colocou; saber esperar, entregar-me sem reservas, até que a tristeza e a alegria dos outros sejam minha própria tristeza e minha própria alegria. Amém.