Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

Comunidade Santa Rosa de Lima

O Batismo é um sacramento da iniciação à fé cristã, uma celebração que promove a nossa identificação com Cristo em seu mistério pascal (cf. Rm 6,3-11). Como porta de entrada para a Igreja, o Batismo nos dá acesso aos demais sacramentos. Por ele, somos libertados do pecado original e regenerados como filhos e filhas de Deus, em Jesus Cristo, o seu Filho amado. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e, incorporados à sua igreja, somos feitos templos do Espírito Santo. O Batismo pode ser definido como o sacramento da regeneração pela água e pela palavra.

Preparação para Batismo: Procure a secretaria de sua paróquia antes de marcar a celebração e conheça a proposta de preparação para o Batismo que a sua comunidade oferece. Escolha padrinhos católicos, que possam desempenhar a missão de colaboradores dos pais no compromisso de educar a criança na fé da Igreja e não apenas por motivos afetivos. Apresente a documentação exigida e, de preferência, batize em sua paróquia de residência. Sendo o Batismo realizado noutra igreja, peça o comprovante de participação na Catequese batismal e informe-se também lá, onde será celebrado.

Para a celebração do Batismo neste Santuário, solicitamos os seguintes documentos:

1. Apresentação da certidão de nascimento da criança;
  2. Apresentação do comprovante da preparação dos PAIS no curso de Batismo;
  3. Apresentação do comprovante da preparação dos PADRINHOS e MADRINHAS no Curso de Batismo.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

• O Batismo é realizado aos sábados, às 10h, e o número de vagas é limitado*.
  • NÃO REALIZAREMOS A INSCRIÇÃO PARA O SACRAMENTO DO BATISMO SEM A APRESENTAÇÃO COMPLETA DESTES DOCUMENTOS E SEM A PRESENÇA DOS PAIS NA CELEBRAÇÃO.
  • CRIANÇAS COM IDADE ACIMA DE 7 (SETE) ANOS – o Batismo só será realizado depois que essa participar da preparação na Catequese Infantojuvenil.

RESERVAS

Como houve muita procura para os batizados e ainda estamos seguindo protocolos de segurança contra a Covid-19, é necessário agendamento para os batizados.

A reserva deve ser feita na Secretaria do Santuário, presencialmente
ou pelos telefones (31)2526-4648 ou 2526-4164.

• Serviço
  • Os Batizados acontecem aos sábados, às 9h
  • Documentos necessários: certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço dos pais, identidade dos padrinhos de Batismo, lista com os nomes das pessoas que irão participar da celebração, limitado a 10 participantes por criança, incluindo os pais, padrinhos e fotógrafo(a)
  • Devido a pandemia, o curso de preparação para o Batismo permanece suspenso. Antes da celebração a equipe da Pastoral do Batismo faz um momento inicial instruindo os pais e padrinhos
  • Para ser madrinha ou padrinho, os mesmos devem ser católicos, batizados e maiores de 16 anos
  • A criança pode ter duas pessoas como madrinhas/padrinhos de Consagração (podem ser dois homens ou duas mulheres)
  • Pais e padrinhos não precisam ser casados
  • Não é cobrado nenhum valor pelo Sacramento do Batismo. Fica à critério dos participantes, contribuírem com a coleta que a Pastoral do Batismo faz no final da celebração. É uma doação espontânea para quem quiser e puder contribuir.

• Orientações para o dia do Batizado
  • A criança deverá vir vestida com roupa predominantemente branca
  • Trazer uma toalha branca para secar a cabeça da criança
  • A vela é fornecida pela Pastoral do Batismo