Paróquia

Sábado - Terço da Paz

Domingo - Terço da Misericórdia

Encontro Diretores e Formadores Escolas Diaconais Leste 2

Diretores, coordenadores e formadores das escolas Diaconais das (Arqui)Dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo reuniram-se por videoconferência no dia 29 de julho de 2020. É o segundo encontro por videoconferência com objetivo de promover a troca de experiências e colegialidade entre os diretores e formadores de Escolas Diaconais das dioceses do Regional Leste 2 da CNBB.

A reunião foi conduzida pelo Diác. Márcio Henrique Gonçalves de Souza, diácono referencial para as Escolas Diaconais do Leste 2, e contou com a participação do presidente da Comissão Regional dos Diáconos (CRD), Diác. Márcio Honório, e da Comissão Nacional dos Diáconos: Diác. Francisco Salvador Pontes Filho, presidente da CND; Diác. Vinícius Antônio Melo Sousa e do Diác. José Gomes Batista membros da ENAP (Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica).

Participaram da reunião partilhando a experiência de suas respectivas dioceses os bispos:
Dom José Aristeu Vieira, bispo referencial da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB Leste 2 e bispo da Diocese de Luz (MG);
Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo da Arquidiocese de Uberaba (MG);
Dom José Luiz Majella Delgado, bispo referencial da Comissão Litúrgica da CNBB Leste 2 e arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG);
Dom Pedro Cunha Cruz, bispo referencial da Comissão para a Educação da CNBB Leste 2 e bispo da Diocese de Campanha (MG);
Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo da Diocese de Caratinga (MG);

No encontro virtual, as (Arqui)Dioceses foram representadas por diretores, coordenadores e formadores de: Belo Horizonte(MG), Cachoeiro de Itapemerim (ES), Campanha (MG), Caratinga(MG), Diamantina (MG), Governador Valadares (MG), Itabira e Coronel Fabriciano(MG), Janaúba (MG), Januária(MG), Juiz de Fora (MG), Luz (MG), Montes Claros(MG), Oliveira (MG), Pouso Alegre(MG), Teófilo Otoni (MG), Uberaba(MG), e Uberlândia(MG).

O tema do debatido foi o Propedêutico da Escola Diaconal. As dioceses partilharam sua experiência no processo inicial de formação para os candidatos ao diaconato, a participação das esposas e o processo de ingresso no propedêutico.

A próxima reunião ficou agendada para outubro de 2020.