Santuário Arquidiocesano

Santuário Nossa Senhora da Conceição dos Pobres

07h

10h
18h
07h
19h
19h
- 1a Sexta-feira
18h
Todo mês - Todo dia 08 do mÊs

07h - Dias da semana e Domingo

10h - Sómente aos domingos

15h - Dias da semana (sábado não temos as 15h)

18h - Sábado e domingo a missa da noite é as 18h

19h - Dias da semana

Comunidade Sobradinho

Domingo
08h30

Comunidade Santa Edwiges

Domingo
17h

Comunidade Santa Teresinha

Quinta-feira
19h

Comunidade Vila Senhor dos Passos

Sábado
18h
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Há quem diga que a vida adulta possa ser resumida em pagar boleto e tentar emagrecer. Uma frase em tom humorístico repleta de melancolia e certa decepção. Os sonhos de realização profissional e sucesso financeiro pervertem-se no trabalho mal remunerado, suficiente para pagar contas, mas não para o desfrute da vida. O ideal de emagrecimento implica na não correspondência entre o próprio corpo e aquilo que é estabelecido social e midiaticamente como o belo.

A frustração com o presente é algo que atinge a muitos nas diversas épocas. O filme Meia Noite em Paris fala disso ao colocar personagens de diversas épocas sonhando com o período anterior ao seu. De fato, não é exclusividade do nosso tempo esse desencanto. Contudo, as novas gerações têm revelado sintomas maiores do descontentamento com o presente e angústia do futuro. Sobre elas foi feita uma expectativa muito grande. Notadamente, o acesso ao ensino superior é maior que no passado e cada vez mais as pessoas investem em sua qualificação profissional. Contudo, isso não é garantia de emprego e, muito menos, de um que seja bom. E diversos funcionários de empresas “descoladas”, com piscina de bolinha e escorregador, que podem trabalhar sem uniforme, relatam que a aparência divertida esconde exigências e pressões maiores. Aparência cool, vivência insalubre.

Como agravamento, tem sido incutido na mente das pessoas que aquele que reclama de suas condições laborais é um preguiçoso e que ninguém é obrigado a aceitar um subemprego, trabalha por que quer. Desconsidera-se que, com altos índices de desemprego, diversos empregadores estabelecem salários injustos que são aceitos por pessoas que não podem esperar por uma vaga melhor. Se um não quer, outros tantos aceitam. A mão de obra barata é sempre disponível. Como absurdo ainda há o discurso de que poderiam empreender, como se todo mundo dispusesse de capital inicial para começar uma empresa. Os “cases” de sucesso não consideram os casos de fracasso. Basta dar uma passada em qualquer unidade do SEBRAE para ouvir as histórias de empresas que fecham antes do seu terceiro ano. Fizeram acreditar que a geração atual seria especial em relação às outras, que poderiam conseguir seu primeiro milhão antes dos 30 anos e que, como dizia a Xuxa, há um tríptico que une “querer, poder e conseguir”. Agora se vê gente acusada de ter exclusividade na culpa de seu fracasso desconsiderando o papel do Mercado e da injustiça social.

Pesados pela culpa e pelo insucesso, o futuro se mostra obscuro. A saída encontrada é o passado. Há uma turba de jovens que tentam conseguir recompor algum período da história, ainda que por meio do discurso e da estética. Falam com saudosismo de algo que não viveram, defendendo valores, posturas e ideais que há pouco se tinham como superados. Outros, ainda, tentam se cercar desse imaginário por meio de elementos significativos de outras épocas. Daí vemos na moda o apelo ao retrô e ao vintage; nos filmes e séries, referências aos anos 80 , 70 e 60; na religião, a hipervaloração do latim, missa trindentina, véu, ou a busca pelas religiões ligadas à natureza; na política, a defesa do indefensável abuso de poder preconizado pela ditadura e o ódio aos comunistas de um lado, e a crença num projeto de Esquerda aos moldes do que se pensava na mesma época de outro, sem falar dos novos monarquistas que veneram a família imperial brasileira. Numa recente propaganda de cerveja se vê Dadá Maravilha, Vampeta e Túlio Maravilha brindando o futebol das antigas. Negação do holocausto, cosmologia da Terra plana e outros fenômenos se espalham.

Ao mesmo tempo, vivemos em tempos de tecnologia avançada e mudanças de paradigma. Não se pode esquecer os avanços das ciências como os alcançados pelo mapeamento genético, a presença de maquinário humano em Marte, as descobertas realizadas com acelerador de partículas etc. Como essa realidade parece velada aos “iniciados”, ela surge como obscura e ameaçadora. Assim vemos quase sempre nos filmes que imaginam o futuro uma realidade distópica, quando robôs controlam humanos ou os avanços tecnológicos provocaram um grande cataclismo ou, ao menos, culminaram em repercussões sociais trágicas.

A incerteza do futuro gera a angústia no presente que se ressente das expectativas criadas no passado e que não lograram sucesso, o que leve à idealização de um passado mais remoto, não vivido, que aliena. Temos a inversão da relação saudável com o tempo, que é aquela que olha para e aprende com o passado a fim de assumir o presente e, desse modo, projetar e construir o futuro. Não vivemos o presente, estamos ou num saudosismo ou na ansiedade do porvir. Não aprendemos com o passado porque não conseguimos ler a História, juntar seus fragmentos e entender o rastro que nos deixa. Não conseguimos sonhar com o futuro e, muito menos, colocar os meios necessários para realizar um tempo melhor. Por nos perdemos no tempo, nosso tempo parece perdido.

Gilmar Pereira
Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, graduado em Filosofia pelo CES-JF e em Teologia pela FAJE.

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