Paróquia

Paróquia Santíssimo Sacramento (Taquaraçu de Minas)

08h
- DE SEGUNDA À SÁBADO MISSA ÀS 19:00

Você está em:

SEMANA SANTA/2023 D.Lourdes

A Paróquia Santíssimo Sacramento em Taquaraçu de Minas vivenciou em 2023 a experiência religiosa catequética do tempo de quaresma e Páscoa dentro de um cronograma litúrgico devocional envolvendo a seguinte programação baseada em Jo10,10 “Eu vim para que tenham via, e a tenham em abundância”.

A quaresma iniciou-se em 22/02/2023 com a Santa Missa e distribuição das Cinzas, e em todas as sextas-feiras – Santa Missa Penitencial e Via Sacra. Todas celebrações diárias e especialmente às quintas-feiras de Adoração ao Santíssimo Sacramento o foco em reflexões  da caminhada do cristão era a vida pública de Jesus.

Mergulhando nas águas mais profundas chegamos a chamada Semana das Dores onde durante a Santa Missa foi meditada uma dor pela qual Nossa Senhora sofreu em seu Coração Imaculado; sete dores e entramos liturgicamente na Semana Maior ou Semana Santa. Aqui na Paróquia acompanhamos as procissões devocionais.

No sábado anterior ao Domingo de Ramos um grupo de paroquianos promoveu após a celebração da Santa Missa a Via Sacra pelas ruas da cidade. Em cada estação (14) reflexões, orações, meditações. A oração eleva o Espírito humano a Deus.

O Domingo de Ramos, marcado pela bênção e procissão com os Ramos simbolizando a Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém seguida da Santa Missa na Igreja Matriz.

Prisão de Jesus, comovente sermão na segunda-feira.

Reclusão de Nossa Senhora das Dores, na terça-feira sendo a procissão desenvolvida em seu trajeto com cânticos, orações e ainda profunda reflexão sobre aquele momento vivido por Nossa Senhora.

Em nossa Paróquia, na quarta-feira, após a Santa Missa realiza-se a Via Sacra reduzida em 7 quadros, guiados por paradas nos quadros com cerimônia exclusiva, tendo o ponto alto no quadro do “Encontro de Nossa Senhora com seu Filho Jesus a caminho do Calvário”. Este momento é marcado profundamente por rememorar o verdadeiro acontecimento naquela noite de dores, da mãe e do Filho. Na procissão devocional destacam-se as imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, além do grande elenco de figurantes.

Segue-se a procissão e então: Verônica enxuga o rosto de Jesus. Neste momento tão esperado surge a figurante cantando e convocando a todos para o verdadeiro milagre do rosto de Jesus impresso em sua toalha, é o canto da Verônica.

Seguindo mais dois quadros observamos a terceira queda e finalmente a crucificação. Por horas, o povo caminha silenciosamente, sermões levam a reflexões profundas e os figurantes desempenham seus papéis.

É quinta-feira, início do Tríduo Pascal, Santa Missa, Memória da Instituição da Eucaristia, Instituição do Sacerdócio, Lava-pés. Celebração rica em detalhes litúrgicos, tudo é alegria. No final desta celebração aconteceu a desnudação dos altares, traslado e adoração ao Santíssimo até às 15horas de sexta-feira, momento em que se celebra a Ação litúrgica da Paixão do Senhor, Beijo da Cruz, comunhão e dispersão dos participantes. Na madrugada da sexta-feira a Comunidade promove a Via Sacra Familiar com momentos de reflexão, cânticos e orações pelas ruas, com paradas de cada estação em casas da comunidade. À noite, sermão das Sete Palavras, Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro com participação das comunidades e figurantes em manifestações de respeito, de reflexão em nossos dias.

É sábado, o silêncio faz-se presente na natureza.

Cerimônias do Sábado Santo: Bênção do Fogo Novo, acendimento e procissão com o Círio Pascal, Santa Missa, o canto do Aleluia, Glória, toda a Igreja (Comunidade) está em festa: Jesus Ressuscitou. Nesta noite após todos os atos litúrgicos prosseguiu-se com a Procissão da Ressurreição. Pequeno percurso com o Corpo de Cristo (hóstias) pelas ruas em torno da Matriz. A cerimônia do sábado é o ponto culminante do Tríduo Pascal.

Domingo de Páscoa, Santas Missas dentro dos horários paroquiais e uma bela procissão devocional do Triunfo do Imaculado Coração de Nossa Senhora com a participação de figurantes abrilhantando todos os atos: Equipe de Liturgia, PASCOM, Filarmônica do Santíssimo Sacramento, Equipe de Canto, o Pároco Pe. João Carlos da Silva com a coordenação do casal festeiro Sr. Mario e Sra. Elizabeth.

Escrito por Maria de Lourdes Marques Cruz

PASCOM – SANTÍSSIMO SACRAMENTO