Paróquia

Paróquia Santíssimo Sacramento (Taquaraçu de Minas)

08h
- DE SEGUNDA À SÁBADO MISSA ÀS 19:00

Você está em:

Velas acesas na festa do santíssimo sacramento / nosso patrono

Uma breve explicação.

Velas na Igreja, Paróquia Santíssimo Sacramento, Taquaraçu de Minas, no dia da Festa de Corpus Christi surgiu divido ao grande pedido dos (as) fieis em possuir um pedaço restante de velas que ficavam acesas nos castiçais na iluminação dos altares nas 24 horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento, Patrono de nossa Paróquia. Eram somente paroquianos que em sua fé mantinham em suas casas para acenderem em suas necessidades.

No ano de 1989, no dia 25 de maio, sendo Provedor da FESTA DE CORPUS CHRISTI nesta Paróquia Santíssimo Sacramento: o Sr. João Luiz Pinto e o Pároco: Padre Ephraim Evangelista Marques Guimarães foi apresentado por mim, Maria de Lourdes Marques Cruz um projeto de iluminação durante às 24 horas de Adoração,aceito pelo Provedor e pelo Pároco, com a assessoria do  Sr. José Cupertino Marques Filho que enquanto pode era o responsável pela encomenda, compra e transporte das velas fosse quem fosse o Provedor.

Neste ano de 1989 foram 25 velas colocadas em forma de dois “S”, neste altar do lado esquerdo da nave principal da Igreja, sendo que 13 velas foram adquiridas pela Sra. Edes Maria Ferreira.

Este projeto constava de manter acesas velas amarelas de sete dias já identificadas com o nome da(s) pessoa(as) adquirente(s) com antecedência (como hoje) e sempre trouxeram estampas alusivas à Festividade , bem enfeitadas e eram colocadas nos degraus do trono, com o aumento crescente passou a serem colocadas em todos os altares.

Durante muitos anos as velas eram acesas durante as 24 horas de exposição do Santíssimo Sacramento em Adoração mas com o aumento do número de velas foi proibido em uma vistoria da Guarnição do Corpo de Bombeiros porque a construção da Matriz não suporta tamanha caloria em 24 horas cessando assim a condição de serem acesas mas os fieis continuaram pedindo mesmo que as velas fossem apenas colocadas nas igreja durante as 24 horas de Adoração no dia da Festa.

A fama se espalhou e hoje pode-se dizer que grande parte de Minas Gerais, outros estados do Brasil e até em Portugal esta vela é levada e acesa por esses devotos em suas necessidades.

A vela acesa é sinal da presença de JESUS RESSUSCITADO, LUZ DO MUNDO e a luz de nosso PATRONO com certeza brilhará em 2015 em 1300 lares onde ela for levada e com certeza continuará pelas posteridades, como diz a música: “BRILHE A VOSSA LUZ, BRILHE A VOSSA LUZ”.

Festa do Patrono em 2015.

VEJA TAMBÉM