O grupo de jovens que integra o curso Guardiões do Patrimônio Cultural, promovido pela Arquidiocese de Belo Horizonte, participou de aula especial na Catedral Basílica Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, conhecida como Catedral da Sé, em Mariana. O grupo também participou de uma visita técnica à Casa Câmara e Cadeia da cidade.
A Catedral da Sé foi reaberta ao público em dezembro de 2022, após sete anos de trabalhos de restauração. Na oportunidade, os estudantes partilharam reflexões com o professor Dener Chaves, da PUC Minas, e puderam conhecer e apreciar as belezas do patrimônio histórico-cultural da primeira catedral do estado, construída no século XVIII.
Jovens guardiões
O curso Guardiões do Patrimônio é uma oportunidade para jovens entre 15 e 25 anos. O objetivo do projeto é propiciar às novas gerações o cuidado com os bens culturais e os princípios do bem viver, bem como capacitar jovens para que possam atuar em rede, criando, semeando e cultivando soluções para suas próprias comunidades. Os jovens têm acesso gratuito às aulas, a todo o material de estudos e ainda recebem uma bolsa durante 6 meses.
Preservação do patrimônio
A ação educativa, aprovada na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, tem o objetivo de atuar para a formação civil e cidadã de jovens sobre a importância da preservação do patrimônio cultural tangível e intangível de Belo Horizonte.