Pastorais e movimentos

Nas celebrações eucarísticas alguns jovens auxiliam o padre durante a celebração. Eles são chamados de coroinhas ou acólitos.
Os Coroinhas servem o altar, acompanham o celebrante, cantam, rezam, participam. Eles desempenham um serviço muito importante durante as celebrações litúrgicas. O Coroinha tem como missão fundamental auxiliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade.
A diferença se dá basicamente pela idade. Os dois, tanto o coroinha, quanto o acólito, desempenham a função de ajudar no serviço do altar, auxiliando os padres, os celebrantes na condução das missas.
A função do cerimoniário deve iniciar-se bem antes da missa, verificando quais são os próprios da missa, quais partes serão cantadas, etc.
Também é dever dos cerimoniários zelar para que algum possível livreto produzido para a celebração contenha os textos litúrgicos corretos e adequados àquela celebração. Feito isso, combinar as funções com cada um daqueles que exerce algum ministério na celebração, por exemplo, se vamos usar o rito de bênção e aspersão de água benta, devemos avisar os acólitos para preparar os objetos sagrados. Podem atuar ainda na procissão das oferendas e do evangelho.
Em nossa Paróquia temos 25 coroinhas e 20 Cerimoniários.
Coordenador: Dedair Leite Teixeira.
Confira nossas Pastorais
O ministro extraordinário da sagrada comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado que o possa fazer.
Coordenação: Elaine de Cássia Martinez
O Ministério da Palavra é um ministério “não ordenado” formado por pessoas adultas e responsáveis, as mesmas são indicadas por membros da comunidade e confirmadas e convidadas pelo padre responsável. Os ministros da Palavra participam de um Curso para assumir o ministério e comprometem aprofundar a Palavra de Deus, como seu principal instrumento na Celebração da Palavra. Os ministros assumem seu ministério diante da comunidade numa celebração Eucarística dominical.
Presidem celebrações e encomendação das almas, nos velórios.
Coordenação: Célida Marta Avelar Figueiredo
Enriquece as celebrações com a animação das músicas referentes a cada tempo litúrgico levando cada pessoa a fazer também a experiência de Deus através da música.
Coordenadores: Daniel Ferreira e Dulcilene Gomes.
O dízimo “está relacionado com a experiência de Deus, que, por amor, entregou seu Filho por nós e por todo o mundo” (Documento 106, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, 8). Esta relação com Deus se concretiza a partir da oferta financeira feita de modo generoso e deliberado. O fiel não partilha seu dízimo por um aspecto institucional somente, mas a partir de uma relação com “aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão.” (Doc. 106, 29). Estamos falando da dimensão religiosa do dízimo, que com as demais tornam ainda mais claro seu papel na vida da comunidade.
● Dimensão religiosa: como dito anteriormente, trata-se da relação do fiel com Deus;
● Dimensão eclesial: com a consciência de ser membro da Igreja, o fiel participa diretamente dos custos com a realização do culto divino;
● Dimensão missionária: a colaboração do dízimo se une a de outros irmãos e favorece a partilha de recursos em projetos de evangelização comum, de cada diocese, assim como a comunhão de recursos com comunidades mais pobres;
● Dimensão caritativa: se manifesta no cuidado com os mais pobres e necessitados. Fonte: https://www.dominuscomunicacao.com/o-que-e-a-pastoral-do-dizimo
Esta Pastoral procura sensibilizar as pessoas sobre a importância da devolução do dízimo; recolhe o dízimo após as celebrações e organiza a missa (mensal e anual) dedicada aos dizimistas e promove momento de espiritualidade para os dizimistas.
Coordenação: Leandro Maciel e Greice Rodrigues Costa.
A Pastoral da Comunicação (PASCOM) busca: anunciar o Evangelho; promover a comunhão dentro da Igreja, entre os fiéis, o clero, as pastorais, movimentos; realizar uma comunicação interna (para os envolvidos na vida eclesial) e externa (para os que estão fora e para os demais meios de comunicação).
Confira nossos Movimentos
O Movimento Eucarístico Jovem é um movimento internacional de adolescentes e jovens de 07 a 25 anos que está presente em mais de 50 países.
Ramificação juvenil do Apostolado da Oração busca ensinar a juventude a ter uma relação amorosa, amiga, de coração a coração, com Jesus.
Sua espiritualidade está centrada na Eucaristia, preparando e formando jovens comprometidos no serviço aos irmãos mais necessitados.
Crianças e jovens são bem vindos aos nossos encontros que acontecem aos sábados, às 9h, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, à rua Zilda Gama, 250, Bairro Havaí.
Coordenação: Rejane Eria de Souza
“Caríssimos jovens, vocês são chamados a ser testemunhas verídicas do evangelho de Cristo, que faz novas todas as coisas…Jesus é um amigo exigente, que indica as altas metas… Derrubem as barreiras da superficialidade e do medo, reconhecendo-se como homens e mulheres novos.” (Papa João Paulo II)
O grupo de jovens oferece encontros semanais, com atividades que colaboram para o crescimento espiritual e o engajamento dos jovens nas atividades pastorais de nossa paróquia.
O grupo se reúne aos domingos, às 17h, na Matriz, Rua: Peônia, 81 – Havaí.
Coordenadora: Lívia Isadora L. de Souza e Vitória Emanuele Marques.

Círculos bíblicos: Projeto: Uma Igreja “em saída”
Promove os encontros bíblicos, semanalmente, nas casas, para refletir e aprofundar a Palavra de Deus.
Coordenadora: Rita de Cássia Silveira Rivelli
Comunidade Sagrada Família (Matriz)
SETOR (1): Olívia Basília (referência): Rua Lírio Montanhês (da rua Maria Beatriz até a rua Zínia)/ Rua Maria Beatriz (até a esquina da Rua Raflésia)/ Rua Clovis Cyrilo Limonge/ Ruas A e B – Conjunto/ Rua Papoula Azul/Rua Aguapé (ao lado do Shopping)/Rua Papoula Branca.
SETOR (2): Custódio Melo (referência): Rua Zínia (até a rua Maria Beatriz)/ Rua Hélcio Corrêa (até esquina com rua Estrelítzia) / Rua Estrelítzia (até a Praça Lille Adadi)/ Rua Raflésia.
SETOR (3): ( referência): Rua Papoula Vermelha (entre rua Zínia até rua Azaléia Branca)/ Rua Salmínia (entre rua Zínia até a rua Papoula Vermelha)/ Rua Azaléia Branca (entre a rua Zínia e a rua Papoula Vermelha)/ Rua Malva.
Comunidade Santíssima Trindade
SETOR (1): Ana Rita (referência): Rua Crisântemo/ Rua Dez/ Rua Amendoeiras/ Rua Orquídea/ Rua Antônio Gomes/ Rua Agripino Alves.
SETOR (2): Célida Marta (referência): Rua A 2 – prédios 14, 34, 54/ Rua A 2 – prédios 25, 45, 65/ Rua A 3- prédios 50, 70, 90, 110/Rua Crisântemo – prédios 10, 34.
SETOR (3): Isabel Cristina (referência): Rua Espatódias/ Rua Plátano/ Rua Cipreste/ Rua Amendoeiras/ Rua Júlio de Castilho/ Rua Mulungu/ Rua Carvalho.
SETOR (4): Mônica Maria/ Maria Couto (referência): Rua Artemísia/ Rua Crisântemo/ Rua das Tuias Rua dos Álamos/ Rua Orquídea/ Rua Plátano/ Rua Quaresmeiras.
SETOR (5): Francisca (referência) Rua Mulungu/ Rua Quaresmeiras/ Rua Espatódias/ Rua Cipreste/ Rua Artemizias/ Rua dos Álamos/ Rua das Faias/ Rua Carvalho/ Rua Júlio de Castilho.
Comunidade Nossa Senhora Aparecida
SETOR (1): Eunice (referência): Rua Zilda Gama/ Rua da Represa (Condomínio)/ Rua José Cambraia/ Rua Maria Beatriz (entre a rua da Represa até o final).
SETOR (2): Tânia Marques (referência): Rua Joaquim Monteiro/ Rua José Jorge Fonte Boa/Rua Arminda Morêngola/ Rua Olenka Dias Bicalho.
Coordenadora: Rita Rivelli.

O Movimento Terço dos Homens é um dom do Espírito Santo para toda a Igreja.
A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção.
A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.
Participe conosco!
Nos encontramos nas segundas-feiras, às 20h, na Comunidade Santíssima Trindade.
Coordenador: Walter Garcia Duarte
Mãe Peregrina é o centro de espiritualidade do Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt, que é um movimento católico mariano fundado em Schoenstatt, na Alemanha, em 1914, pelo Padre José Kentenich.
Em nossa Paróquia o movimento é dividido em dez grupos, cada grupo com dez famílias por onde circula a capela da Mãe Rainha.
Mensalmente realizamos a Renovação da Aliança de Amor à Mãe Rainha.
Coordenação: Ruth Campos Lima da Silveira
A Legião de Maria é uma associação internacional de fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana formada por leigos que servem de forma voluntária com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja.
O Movimento da Legião de Maria organiza visitas às famílias da comunidade, cultivam a devoção à Nossa Senhora, e rezam constantemente a Oração do Terço e do Ofício de Nossa Senhora.
Em nossa Paróquia se reúnem nas terças-feiras, às 15h, na Comunidade Santíssima Trindade.
Coordenadora: Maria das Graças Nogueira
O Grupo de Mães, se expressa em uma reunião de oração de intercessão, especificamente em favor dos filhos, onde, com simplicidade, os seus participantes deverão ser levados ao amadurecimento da fé, a evangelização de forma simples e direta, a cultivar o dom da oração, da prática da Palavra de Deus, da solidariedade e da vida cristã.
Em nossa Paróquia o grupo se encontra nas segundas-feiras, às 19h30min, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.
Venha rezar conosco!
Coordenadora: Maria Madalena C.M.Costa
O Apostolado da Oração é antes de tudo, fazermo-nos interiormente disponíveis para a missão de cristo.
É um caminho que a Igreja propõe à todos os cristãos para ajudá-los a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária e despertar neles a capacidade missionária. Um caminho pessoa que vai conduzi-los a uma aliança de amor pessoa com Ele, simbolizada em seu Coração.
O Apostolado é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja.
Em nossa paróquia temos encontros uma vez ao mês, nas primeiras sextas-feiras de cada mês.
Comunidade Santíssima Trindade: Missa às 7h, em seguida encontro dos membros do Apostolado.
Comunidade Nossa Senhora Aparecida: Encontro dos membros às 18h, às 19h Adoração ao Santíssimo, às 19h30min Missa.
Em junho, o Apostolado da Oração e o MEJ preparam a novena e festa ao SCJ e ICM.
Coordenação: Francisca de Assis Silva.
O movimento promove noite de louvor, semanalmente, às quintas-feiras; organiza o Seminário de Dons e Carismas e de Vida no Espírito Santo; e o Cerco de Jericó.
Encontros todas as quintas-feiras, às 19h30min, na Comunidade Santíssima Trindade.
Coordenação: JOHN KENED Carvalho
Jesus das Santas Chagas é uma devoção de cura e libertação com a qual as pessoas se identificam muito, tanto que muitos testemunhos já chegaram contando as maravilhas de Deus através dela. Trata-se de uma devoção que está sendo convertida em uma forma de profunda oração.
Em nossa Paróquia já temos dois grupos de famílias que recebem a Capelinha, na Comunidade Santíssima Trindade e Comunidade Sagrada Família. O terceiro grupo será na Comunidade N. Sra. Aparecida, onde já estamos recebendo os nomes das famílias interessadas em receber a Capela de Santas Chagas.
Coordenação: Márcia Ferreira Leite Magalhães