História
A Paróquia Sagrada Família tem uma história rica e frutuosa que começou a ser construída no dia 15 de agosto de 2003, com sua criação, e instalada no dia 16 de agosto de 2003, pelo cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo (à época, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte).
A sede matriz da nova paróquia foi desmembramento da Paróquia São João Batista, no bairro Salgado Filho. Tomou posse como primeiro Pároco o Reverendíssimo Pe. José Carlos Soares de Azevedo (2003-2005). A primeira festa foi realizada em agosto de 2006.
O segundo pároco foi Pe. Gladstone Elias de Souza (de 2005 a 2006).
O terceiro pároco foi Pe. Jorge Antônio de Castro (2006 a 2017).
Atualmente o pároco é padre Anderson Soares de Souza (2017…).
A festa da padroeira Sagrada Família é celebrada no terceiro domingo de agosto (Semana da Família). Festejamos a Sagrada Família de Nazaré (Jesus, Maria e José).
A paróquia é composta de 03 Comunidades, que são as capelas:
– Comunidade Matriz – Sagrada Família (comemoração no terceiro domingo de agosto);
– Comunidade Nossa Senhora Aparecida (comemoração no dia 12 de outubro);
– Comunidade Santíssima Trindade (comemoração no primeiro domingo depois de Pentecostes).
A Comunidade Nossa Senhora Aparecida foi desmembrada da Paróquia Maria, Estrela da Manhã (Estrela Dalva); e a Comunidade Santíssima Trindade, da Paróquia São Sebastião (Betânia).
A sede da Paróquia Sagrada Família se localiza em Belo Horizonte, no bairro Havaí, nesta Arquidiocese de Belo Horizonte.
Atualmente são vinte de dois grupos pastorais. O relato destas datas mostra-nos a importância da vida paroquial e nos motiva a recordar e guardar, com viva lembrança, a vida de tantas pessoas: padres, Diáconos, seminaristas, religiosos(as), agentes de pastorais que ajudaram e ajudam a edificar a história desta pequena, mas significativa parcela do povo de Deus, que está em Belo Horizonte.
Padre Anderson Soares de Souza
