Santuário Arquidiocesano

Formação para os secretários paroquiais da RENSC

Nesta terça-feira, dia 07 de junho, no salão da Igreja Nossa Senhora da Divina Providência na Pampulha, aconteceu o encontro de formação  com as secretárias e secretários paroquiais da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (RENSC).

O encontro iniciou com um  momento  de espiritualidade conduzido pelo Pe Felipe Lemos, Reitor do Santuário Santa Luzia e assessor eclesiástico  da Liturgia na Rensc. Pe Filipe deixou a seguinte mensagem para os secretários: os secretários paroquiais devem cuidar da sua  espiritualidade pessoal, devem ter uma vida de  fé, oração e o compromisso com Eucaristia. Não podem ser apenas um funcionário, mas um evangelizador. Muitas pessoas se espelham nos secretários. A secretaria é a porta de entrada de uma Paróquia. Os secretários são chamados a dar sabor e não amargor. São chamados a conservar a fé das pessoas. Ser Luz na Paróquia que é Terra de Missão.  Após este momento os nosso secretários tiveram a oportunidade de escutar o tema “Comunicar para esperançar – Secretaria paroquial e Pascom”, tema apresentando brilhantemente pelo Marcus Tullios, coordenador -geral da Pascom Brasil. Iniciou citando a mensagem do Papa Francisco  para o Dia Mundial das Comunicações 2022, “estamos perdendo a capacidade de ouvir a pessoa que temos à nossa frente, Ao mesmo tempo, a escuta está experimentando um novo e importante desenvolvimento em campo comunicativo e informativo, confirmando que a escuta continua essencial para a comunicação humana. Ressaltou que por missão e ofício, o/a secretário/a paroquial é o primeiro agente da Pascom.  A secretaria deve ser lugar do apostolado da escuta. Devem sempre  buscar diálogo e integração, tendo sempre em vista a evangelização. E ter um espírito de sinodalidade.  As pessoas se fecham numa comunicação exclusivamente técnica. Mas a verdadeira comunicação é humana. Encerrou citando novamente o Papa Francisco “Comunicar, para dizer de maneira um pouco mais sofisticada, é um ato de humildade. Não podemos nos comunicar sem humildade. ”

Dando continuidade a formação, os colaboradores da  Mitra Nayara, Rogério Vargas e Luzimar apresentaram o tema Normas e procedimentos da Mitra. Os secretários aproveitaram para esclarecerem todas as dúvidas referente à parte administrativa, recursos humanos, gestão solidária e Departamento de Serviços e Patrimônio