Santuário Arquidiocesano

Ações Evangelizadoras

A ação evangelizadora da RENSC tem a função de formar agentes multiplicadores para atuarem nas comunidades, através de reuniões realizadas mensalmente, todo 3º sábado, 14h às 17h, com a participação de todas as pastorais organizadas em nível regional.

1) Catequese

– Prepara, acompanha e assessora os Colegiados de Catequese das 10 foranias.
– Promove encontro de Educadores da Fé, Congressos e Seminários com a participação de representantes paroquiais da Pastoral Catequética.
– Realiza a Escola Catequética, destinada a catequistas iniciantes.

Assistente eclesiástico:  Pe. Roberto Rubens (robertofilo@yahoo.com.br)

Coordenadoras Regional: Maria Aparecida R. da Silva (cidarssocial@hotmail.com); Joelma dos Santos Cruz (jojosancruz@gmail.com); Rosemary Feliciano de Souza e Silva.

2) Liturgia

O Colegiado de Liturgia, através de suas lideranças promove formação para equipes paroquiais nos tempos fortes do ano litúrgico.

Assistente eclesiástico:   Pe Felipe Lemos de Queirós

Coordenação Regional: Maria de Fátima Tameirão (fatima.tameirao@gmail.com); Maria das Graças Ramos da Silva (magracabr@yahoo.com.br)

3) Juventude

O Colegiado Regional da Juventude promove, durante o ano, encontros de formação para lideranças juvenis, chamados Encontro Regional de Articuladores da Juventude – ERAJ.

Assistente eclesiástico: Pe. Fernando Antônio Fagundes

Coordenação Regional: Glauber Tadeu de Abreu (glauberpbh@hotmail.com); Fernando Acácio(fernando.acacio06@gmail.com)

4) Pastoral Familiar

O Colegiado do Setor Família se propõem à evangelização de todas as situações familiares através de encontros, reuniões, seminários. Incentiva a realização da Semana Nacional da Família em todas as Paróquias e promove a missa de encerramento da Semana na RENSC.

Assistente eclesiástico: Pe. Filipe Gouvêa

Coordenação Regional: Romeu Fonseca Fuscaldi e Wanda (fuscaldif@yahoo.com.br)

5) Pastorais Social

Em sintonia com o Vicariato para Ação Social e Política, o Colegiado Social faz acompanhamento das ações sociais da RENSC, além de promover a Semana Social, participação do Grito dos Excluídos e nos encontros de formação do Núcleo de Estudo Sócio Político (NESP).

Assistente eclesiástico: Pe. José Adilson Pontes

Coordenação Regional: André Luiz de Oliveira (aspa.nas@gmail.com); Dirlaine Diniz

6) Pastoral da Comunicação (PASCOM)

A Pastoral da Comunicação integra todas as pastorais já existentes, formando e mantendo as redes comunicadoras nas paróquias e foranias para sensibilizar e gerar processos de comunicação na Região. Divulga eventos da RENSC na Rede de Comunicação da Arquidiocese. Cobre os encontros, reuniões, celebrações da RENSC; visita as Foranias (CPF), com objetivo de conhecer a realidade da comunicação; oferece suporte as Foranias e Pastorais (confecção de cartazes, folhetos, etc); incentiva a criação da equipe de comunicação nas Paróquias e Foranias; promove e realiza oficinas capacitando os agentes que já trabalham ou possuem um interesse especial pela comunicação nas paróquias.

Assistente eclesiástico:  Irmão Fabricio Wagner do Nascimento Cavalcante

Coordenação Regional: Kelsey Souza e Cremilda de Almeida Moreira

7) Dízimo

O Colegiado do Dízimo tem a importante missão de acompanhar e animar a Pastoral do Dízimo das paróquias e foranias da RENSC. Ao longo do ano, são realizados encontros de formação para agentes de pastoral e, em novembro, é celebrado o Mês do Dízimo.

Assistente eclesiástico:  Diácono Valdir Nobre

Coordenadora Regional: Maria do Carmo Araújo (Kakacarmoaraujo@gmail.com); Sonia Rosenbaum

8) Pastoral Presbiteral

A Pastoral Presbiteral Regional promove momentos de espiritualidade, formação integração entre os padres, através das Assembleias Regionais do Clero. Auxilia e acompanha os padres idosos, promovendo reuniões específicas com temas voltados para a Maturidade e promove uma vez por ano um passeio turístico com a participação de todos os padres com mais de 60 anos.

Assistente eclesiástico: Pe. Raimundo Nonato de Oliveira

9) Secretários e Secretárias Paroquiais

Organiza encontro com secretárias e secretários paroquiais, com o objetivo de capacitá-los para um melhor atendimento nas secretarias das paróquias. No dia do secretário (a) realiza um encontro de confraternização e no final do ano organiza um Retiro Espiritual.

Assistente eclesiástico:  Pe. Antônio Moacir Rocha, vigário episcopal

Coordenação Regional: Cremilda Moreira (rensc@arquidiocesebh.org.br)

10) COMIRENSC – Conselho Missionário Regional.

Comirensc – Vilas e Favelas
Assistente eclesiástico :  Pe. Cássio Borges

Comirensc – Edifícios e Condomínio

Assistente eclesiástico : Diácono Alencastro Gonzaga da Silveira; Clerival Rocha de Oliveira Junior.