Nesta terça-feira, dia 07 de junho, no salão da Igreja Nossa Senhora da Divina Providência na Pampulha, aconteceu o encontro de formação com as secretárias e secretários paroquiais da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (RENSC).
O encontro iniciou com um momento de espiritualidade conduzido pelo Pe Felipe Lemos, Reitor do Santuário Santa Luzia e assessor eclesiástico da Liturgia na Rensc. Pe Filipe deixou a seguinte mensagem para os secretários: os secretários paroquiais devem cuidar da sua espiritualidade pessoal, devem ter uma vida de fé, oração e o compromisso com Eucaristia. Não podem ser apenas um funcionário, mas um evangelizador. Muitas pessoas se espelham nos secretários. A secretaria é a porta de entrada de uma Paróquia. Os secretários são chamados a dar sabor e não amargor. São chamados a conservar a fé das pessoas. Ser Luz na Paróquia que é Terra de Missão. Após este momento os nosso secretários tiveram a oportunidade de escutar o tema “Comunicar para esperançar – Secretaria paroquial e Pascom”, tema apresentando brilhantemente pelo Marcus Tullios, coordenador -geral da Pascom Brasil. Iniciou citando a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações 2022, “estamos perdendo a capacidade de ouvir a pessoa que temos à nossa frente, Ao mesmo tempo, a escuta está experimentando um novo e importante desenvolvimento em campo comunicativo e informativo, confirmando que a escuta continua essencial para a comunicação humana. Ressaltou que por missão e ofício, o/a secretário/a paroquial é o primeiro agente da Pascom. A secretaria deve ser lugar do apostolado da escuta. Devem sempre buscar diálogo e integração, tendo sempre em vista a evangelização. E ter um espírito de sinodalidade. As pessoas se fecham numa comunicação exclusivamente técnica. Mas a verdadeira comunicação é humana. Encerrou citando novamente o Papa Francisco “Comunicar, para dizer de maneira um pouco mais sofisticada, é um ato de humildade. Não podemos nos comunicar sem humildade. ”
Dando continuidade a formação, os colaboradores da Mitra Nayara, Rogério Vargas e Luzimar apresentaram o tema Normas e procedimentos da Mitra. Os secretários aproveitaram para esclarecerem todas as dúvidas referente à parte administrativa, recursos humanos, gestão solidária e Departamento de Serviços e Patrimônio.