Santuário Arquidiocesano

Dom Júlio César encontra com as Congregações Religiosas

Ouça o conteúdo

 

Na manhã de sábado, dia 21 de maio,  na Catedral Cristo Rei,  Dom Júlio César, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição – Rensc presidiu um encontro com as Congregações Religiosas presentes na Rensc. Apesar da manhã frienta os religiosos e religiosas atenderam o chamado e compareceram com o seu carisma, sua alegria, aquecendo ainda mais a manhã.

Conforme depoimento do Irmão Fabrício Wagner, NJ,  “D. Júlio iniciou a reflexão com base na apresentação de cada um dos presentes que, além de falar a congregação a  qual pertence, falou também o lugar de origem. Dentro disso, ele nos lembrou que somos marcados pela geografia que nos lembra que somos matéria, finitos. E como tais, precisamos permanecer em Deus. Essa permanência acontece na escuta da Palavra – que nos chama e nos leva quem somos e quem precisamos ser. Para essa permanência, é necessário também o encontro com o Senhor. Um encontro de conhecimento e reconhecimento. De forma mais clara, precisamos entrar na dinâmica proposta pelo Papa Francisco – Encontrar, Escutar, Discernir. Somos chamados, nesse tempo de curva na história, a encontrar Deus, escutar sua Palavra e discerni-la. Do mesmo modo, em nossas congregações e serviços pastorais, somos convidados a encontrar o outro, ouvir sua história/verdade e discernir com ele a vontade de Deus.

Num segundo momento, ficamos em grupo para uma partilha onde nos questionamos sobre nossa disposição de viver essa dinâmica e como enxergamos nosso tempo para vivê-la.

Em seguida, socializamos as partilhas, chegando a uma síntese onde precisamos priorizar a qualidade de nossa vida para melhor viver essa dinâmica de encontro, escuta e discernimento. Tal qualidade se dará, exatamente, na percepção tempo como um aliado e não um inimigo”

Os religiosos e religiosas participarão também de uma visita guiada para conhecer as obras da Catedral Cristo Rei.