A Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição – Rensc realizou, no último sábado, dia 06 de novembro, na Igreja São Cristóvão, reunião com o Conselho Pastoral Regional ampliado. Além dos conselheiros e vigários forâneos, participaram também da reunião os assessores eclesiásticos de pastorais e os membros dos colegiados de pastorais da Região.
Padre Antônio Moacir, vigário episcopal, presidiu a oração inicial e conduziu a reunião. Durante a reunião cada colegiado foi convidado a apresentar uma avaliação geral da trajetória que a Região Episcopal tem realizado inspirada nas Diretrizes Pastorais da Arquidiocese de Belo Horizonte, do Projeto Proclamar a Palavra, das casas da Missão, Caridade, Palavra e Pão. E em seguida eles apresentaram as propostas de atividades pastorais para 2022.
Segundo Dom Júlio César, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a Rensc, em 2022 vamos priorizar as foranias. A Região articula, as foranias aplicam e as paróquias será o lugar aonde tudo acontece. As atividades dos colegiados de pastorais, encontros, formação, retiros deverão ser realizados nas foranias. A região episcopal ficará com os momentos celebrativos, reuniões dos conselhos pastorais e presbiteral, encontros com secretários paroquiais. Dom Júlio sugeriu que cada Forania faça o seu calendário, com ações conforme a sua realidade e necessidades e contará com o apoio da Região Episcopal através dos colegiados de pastorais.
Dom Júlio César citou também o momento importante que estamos vivendo: o caminho sinodal, a pedido do Papa Francisco. Exigência do tempo: caminhar juntos. Sabemos que não é fácil. Vai exigir de todos muita conversão. O Papa quer escutar a todos, os que estão dentro da Igreja, os que estão fora da Igreja. As paróquias farão as escutas, que serão enviadas para as Foranias, depois a síntese das foranias enviadas para Região Episcopal, que enviará para Arquidiocese, que juntará com todas as arquidioceses e dioceses do mundo inteiro. Não estamos vivendo só. Todos fazemos parte desta caminhada de fé e compromisso na realização da missão confiada a nós para a edificação da Igreja de Jesus Cristo.