Santuário Arquidiocesano

Colegiado de Catequese promove retiro com os coordenadores da Iniciação à Vida Cristã

Ouça o conteúdo
A Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) promoveu no domingo, 15 de maio, de 8h às 16h, o retiro com os coordenadores da Iniciação à Vida Cristã, no Recanto Coqueiro D’Água, em Santa Luzia, organizado pelo Colegiado Catequético. O retiro foi orientado pelo assessor Aldeman Neto, seminarista Jesuíta, que trabalhou o tema “Todos na Sinagoga estavam com os olhos fixos Nele”e contou com a participação de 50 coordenadores das Foranias Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora das Neves, Santa Luzia e Santo Antônio de Venda Nova. Padre Roberto Rubens da Silva (assessor eclesiástico da catequese na RENSC) fez abertura do retiro acolhendo a todos com palavras de motivação e entusiasmo.
Na parte da manhã os coordenadores puderam refletir sobre os seguintes pontos apresentados para a oração: A força da Palavra na comunidade, tendo como texto de inspiração Lc 4, 16; e o Espírito nos põe em movimento, impulsionado pelo evangelho de Lc 4, 17-21; além disso, os coordenadores tiveram a oportunidade de fazer uma experiência individual de deserto, inclusive com vivência contemplativa. Dentre os encorajamentos propostos no retiro pode-se ressaltar a seguinte frase de Aldeman: “Experiência do Espírito é uma força centrífuga que não nos deixa ficar encarcerados”. Já no período da tarde, os catequistas puderam trocar experiências, partilhar e refletir as seguintes colocações: o que ficou mais forte nas orações da manhã?; como catequistas, de que maneira vemos o nosso papel profético na Igreja e na sociedade?; com o que temos sonhado?
O retiro foi encerrado com missa presidida por Padre Rogério Eustáquio Fernandes (Vigário Forâneo da Forania Santo Antônio da Pampulha). Ele ressaltou que temos que ser firmes na ressurreição e que precisamos ter zelo conosco e com o próximo; além disso, impulsionou a seguinte meditação: qual é o amor que estamos sintonizando? Amor Porneia ou amor da Ressurreição? Segundo ele, é preciso fazer acontecer a alegria agora e destaca que o Reino de Deus está em cada um de nós e que é preciso fazer a alegria acontecer. Colaboração: Joelma, coordenação Colegiado Catequese Rensc.