Santuário Arquidiocesano

ASSEMBLEIA REGIONAL DO CLERO DA RENSC -Partilha do Arcebispo Dom Walmor de Oliveira Azevedo ao Padres da RENSC

Ouça o conteúdo

ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE
ASSEMBLEIA REGIONAL DO CLERO – RENSC

Partilha do Arcebispo Dom Walmor de Oliveira Azevedo ao Padres da RENSC

Amados irmãos e irmãs da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, saúde e paz!

É com grande alegria e satisfação poder estar com vocês nessa manhã, mesmo que brevemente, devido aos compromissos assumidos e peço perdão por não ter comparecido na última Assembleia, por causa das obrigações que nos impede de participar desses encontros.

Tenho a oportunidade de dizer uma palavra de comunhão no caminho missionário que vivemos! Falo, em primeiro lugar, sobre a Campanha da Fraternidade, neste tempo oportuno (…) através de uma carta destinada às famílias e aos educadores, em especial às famílias como escola da fé e do amor. Devemos nos aproximar das escolas públicas, devemos olhar seus desafios, suas necessidades! É o lugar onde muitos dos nossos fiéis buscam o conhecimento e educação! Lembro que a Conferencia Episcopal da América Latina e Caribe em Aparecida, mesmo depois de 15 anos, nos aponta a necessidade dessa proximidade! Não somente às escolas públicas, mas também atentos aos desafios das escolas confessionais, como por exemplo o “Santa Maria” com seus mais de 100 alunos! É importante que essa carta sobre a CF2022 chegue a todos e devemos fazer que chegue! Nossos vicariatos estão trabalhando nesta perspectiva!

Diante dos desafios que vivemos [Pandemia] precisamos dar respostas novas. Devemos trabalhar mais, e cuidar da saúde do corpo (físico e psicológico) e do espírito, precisamos estar atentos às nossas fragilidades. Busquemos ser acolhedores… próximos… essa postura ajuda na eficácia de nossa evangelização. Para enfrentar as dificuldades devemos abrir caminhos novos, repensar como procedemos e dar respostas mais imediatas.

Estamos no ano eleitoral, devemos caminhar bem e ajudar o Brasil a melhorar, diante das escolhas que iremos fazer. Devemos compreender nos mutuamente, como nos lembra o Texto Base da CF, em especial no âmbito família-paróquia. É tempo de muito equilíbrio e sobriedade. As escolhas partidárias devem aparecer nas urnas e não no altar e nem nas redes sociais! Lutar contra as polarizações a partir do Evangelho e com nossa espiritualidade! A espiritualidade ajuda a estarmos mais saudáveis integralmente, cultive a espiritualidade comunitária e pessoal! O Papa Francisco nos aponta o sínodo como sinal de escuta, por isso não haverá um novo CELAM mas uma Assembleia para rever o Documento de Aparecida e nele buscar novas respostas; o Documento de Aparecida não está esgotado!

Me alegro com a presença de todos vocês e pelo caminho bonito que a RENSC realiza! Que Deus os abençoe para dar essas novas respostas, uma reação missionária! O Cristianismo é um grande tesouro, uma pérola preciosa que devemos cuidar e não deixar que um Cristianismo equivocado e torto prevaleça! A fé cristã é uma resposta para um humanismo integral… como alternativa de amor e fraternidade, determinante para um novo caminho.

Se há entre os senhores algum tipo de sofrimento, de dificuldade, de carência, de solidão não se calem! Contem sempre comigo! Assim como eu conto com cada um de vocês! Parabenizo Dom Júlio pelo trabalho e pela proximidade do aniversário natalício, parabenizo o Vigário episcopal, os Forâneos, cada um dos padres, evangelizadores e evangelizadoras missionários dessa Região!

Frei Fábio Soares, OFMConv