Santuário Arquidiocesano

A alegria do evangelho em família

Ouça o conteúdo

Abrindo a Semana Nacional da Família a Pastoral Familiar da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição preparou com muito zelo uma live na noite desta segunda-feira, dia 08 de agosto, transmitida da Igreja Nossa Senhora da Divina Providência. O tema refletido foi:  A alegria do evangelho em família: força que vence o luto, união na solidariedade e encontro na acolhida.  Pe Antônio Moacir, vigário episcopal fez a abertura e em seguida foi apresentando um vídeo de um teatro gravado antes da pandemia pela  Cia Anunciarte da Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, retratando uma cena do cotidiano de uma família mostrando a alegria do amor e do perdão  que somos chamados em família.

Durante a live, aconteceram 03 partilhas, que conforme Pe Filipe, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, vão enriquecer a reflexão mais também a experiência que todos estão vivendo  neste tempo de pandemia.  Foi convidado o  casal Helder e Andréia da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência que infelizmente  viveu o luto durante esta pandemia para dar o seu testemunho, perderam um grande amigo Padre Adriano, e alguns entes queridos.  A  Andréia também contraiu o vírus,   mas conseguiu vencer o COVID. Eles ressaltaram a importância da oração principalmente da comunidade paroquial que rezaram sem cessar pelo seu restabelecimento.

André, do Vicariato para Ação Social, Politica e Ambiental que partilhou a rede de solidariedade que existe na Arquidiocese de Belo Horizonte,  as ações solidárias que as paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição estão fazendo neste tempo para alcançar tantas pessoas que sofrem necessidade materiais neste momento.

E encerrando o encontro foi refletido o serviço que a Igreja tem prestado,   vivenciado neste tempo de pandemia,  melhorar acolhida para que aja encontro na igreja e na família, num tempo que fomos convidados a nos distanciar por causa da pandemia.

Fabiana, coordenadora de comunidade Menino Jesus da Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, falou da sua experiência dos momentos de angustia que as comunidades passaram no início da pandemia. Mas com a Pascom assumindo as transmissões, as famílias foram alcançadas através das celebrações. Foram convidadas pessoas para ajudarem na acolhida, na higienização da igreja após a celebração, seguindo os protocolos de higiene. No momento de abertura que estamos vivendo, é disponibilizado um link para comunidade confirmar presença. Citou a importância das redes sociais. Mesmo com todas as dificuldades, as famílias que tiveram acesso a internet, perceberam que a paróquia e a comunidade é a nossa outra família. As celebrações acompanhadas de nossas casas, não faltou a palavra, não faltou a oração para mantermos firmes na fé e na caminhada, citou a Fabiana.