Santuário Arquidiocesano

7º Encontro Nacional da Pascom Brasil

Aconteceu neste final de Semana dos dias 22 a 24 de julho, o 7º Encontro Nacional da Pascom Brasil no Mosteiro de Itaci em Indaiatuba – SP, com o Tema “Comunicação Sinodalidade: comunhão, participação e missão” e e contou com Pasconeiros e Pasconeiras de Diversas Dioceses e Arquidioceses do Brasil (Leigos, Religiosos, Seminaristas, Diáconos, Padres e Bispos) e a Pascom da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição- RENSC se fez presente.

O Encontro iniciou-se no dia 22/07 (sexta-feira), com credenciamento e a solenidade de abertura, Oração e a primeira Exposição:
Diálogos – Comunicação e Sinodalidade: comunhão, participação e missão – Padre Sérgio Leal
Logo em seguida, Roda de conversa – Diálogos – Igreja Sinodal: perspectivas e desafios – Padre Aquino Junior e Irmão Terezinha

Dia 23/07 (sábado).

-Oração da manhã, Exposição – Diálogos Ser Igreja: transversalidade a serviço da comunhão –  Dom Joaquim Mol.
-Boas práticas – Partilhas de experiência de Formação na Pascom.
-Exposição – Diálogos | Espiritualidade na comunicação: a oração como fonte de vivência da fé lindamente apresentado por Irmã Maria Nilza
-Boas práticas – Partilhas de experiência de Espiritualidade na Pascom.
Houve também a apresentação da nova estrutura e coordenação nacional da Pascom, Macus Tulius -Reconduzido como coordenador, Janaina Gonçalves – Vice- coordenadora, Alex Ferreira– Secretario Geral.

Logo apos o almoço deu-se o inicio das atividades formativas por escolha dos pasconeiros que tiveram diversos temas para trilharem.

Trilha Comunhão
-Concílio Vaticano II: 60 anos depois, qual o caminho?
Ministerialidade na Igreja sinodal: leigos e leigas como sujeitos eclesiais.

Trilhas Participação
-Pascom e Pastorais Sociais
Interatividade e proximidade no ambiente digital

Trilhas Missão
-Igreja Missionária e solidária: comunidades em estado permanente de missão
Juventudes na Igreja Sinodal

Encerrando a Noite com Belíssimo Momento cultural – Peça Teatral “Edith Stein, a estrela e a cruz.”

No Domingo dia 24/07
Painel – Diálogos | Eleições 2022: postura, gerenciamento de crises, produção de conteúdos – Tânia Maria e Vinícius Borges
Papo aberto Momento de escuta e dúvidas com a Coordenação Nacional- Marcus Tullius e Patrícia Luz
Boas práticas – Partilhas de experiência de Produção na Pascom
Anuncio dos Finalistas do Prêmios de Comunicação 54ª Edição.
Missa de encerramento – Envio missionário e Ação de Graças pela 1ª Turma da Escola Nacional de Comunicação.

Fotos Pascom Rensc.