A Região Episcopal Nossa da Conceição abriu o seu ano pastoral, na tarde de sábado, dia 19 de fevereiro, na Catedral Cristo Rei.
O tema do encontro foi: Sínodo: comunhão, participação e missão numa Igreja proclamadora da Palavra.
A oração inicial foi conduzida pela Equipe de Liturgia
Dom Júlio César, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para Rensc e Pe Antônio Moacir, vigário episcopal da Rensc presidiram o encontro. Dom Júlio César convocou todas as forças vivas da Rensc para caminhamos juntos! Momento propício para escutar a palavra de Deus, exercício da sinodalidade, escutar também uns aos outros. Conforme abertura do Calendário distribuído no final do encontro, Dom Júlio ressaltou que “vamos fazer um caminho diferente do que estamos acostumados, pois em 2022 vamos nos encontrar mais em nossas Foranias e paróquias, pois lá está a nossa missão, de Proclamar a Palavra cada vez mais em uma Igreja em saída, mais próxima dos nossos irmãos que sempre necessitam de uma palavra de esperança e coragem.
Realizaremos encontros de espiritualidade, de formação, de convivência em nível de Forania, articulados pelos Colegiados de Pastorais da Rensc e Conselhos Pastorais Forâneos. Todas estas atividades serão divulgadas através do site da Rensc: regiaorensc.arquidiocesebh.org.br
Em seguida, Dom Joel Maria dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, conduziu a reflexão sobre a história dos Sínodos, o concílio Vaticano II. Lembrou que o caminhar junto exige de nós conversão, mudança de mentalidade, abertura a Palavra de Deus. É necessário que alguém “se abaixe” pondo-se a serviço dos irmãos ao longo do caminho. Dom Joel citou um trecho do discurso do Papa Francisco na comemoração do cinquentenário da instituição do Sínodo dos bispos: “O caminho da sinodalidade é precisamente o que Deus espera da Igreja no terceiro milênio”.
Dando continuidade Pe Filipe Gouvêa, membro da Comissão Arquidiocesana do Sínodo apresentou o cronograma da escuta na Arquidiocese de Belo Horizonte e os passos para o Sínodo sobre a sinodalidade na Igreja. A importância da divulgação do momento que estamos vivendo: assembleias paroquiais e consulta aberta a todo povo de Deus e pessoas de boa vontade por meio de formulário on-line. Ele disse que a comissão regional se reuniu e apresentou várias sugestões para a realização desta consulta. Encerrando o encontro, Dom Júlio César agradeceu a presença de mais 200 pessoas, entre padres, diáconos, irmãs e irmãos consagrados e evangelizadores representando as paróquias e finalizou presidindo a bênção do envio a todos os presentes. Vale ressaltar que o encontro foi transmitido pela Pascom/Rensc que brilhou na transmissão e fotos. Agradecimentos a toda equipe da Catedral Cristo Rei pelo apoio.