Paróquia

Paróquia Senhor Bom Jesus (Bom Jesus)

19h30
- Terça a sexta 19h30; sábado 19h; domingo 07h, 10h, 19h

Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Casas Populares)

Domingo
08h

Comunidade Santa Efigênia (Novo Aarão Reis)

Domingo
08h

Comunidade São João Evangelista (Novo Tupi)

Domingo
09h30

Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Ribeiro de Abreu)

Domingo
09h30
Sábado
19h30

Comunidade Santa Rita de Cássia (Conjunto Ribeiro de Abreu)

Domingo
18h
Terça-feira
19h30 - Nas casas da comunidade
Sábado
19h30

Comunidade São Bento (Maria Teresa)

Domingo
18h

Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Novo Tupi)

Domingo
19h

Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Monte Azul)

Domingo
19h

Comunidade São Judas Tadeu (CTBU)

Sábado
18h

Pastorais e Movimentos

Cada pastoral e movimento desempenha um papel fundamental na promoção da evangelização e no cuidado com os fiéis. São grupos dedicados, repletos de voluntários comprometidos, que colocam em prática os ensinamentos de Cristo, levando amor, esperança e serviço àqueles que mais necessitam.

 

Você também é convidado a participar das nossas Pastorais e Movimentos a servir a Deus na Paroquia Santuário Senhor Bom Jesus.

Informações:

A missão da Pascom é anunciar Jesus Cristo e seu Evangelho, a todos os fiéis, paroquianos e pessoas em geral , formar e manter redes comunicadoras no Santuário Paroquia Senhor Bom Jesus, sensibilizando e promovendo processos de comunicação nas pastorais. Atuando como uma “ponte” entre as pastorais, a Pascom articula a comunicação interna e externa, facilitando a divulgação das atividades, eventos e mensagens pastorais para toda a comunidade. Utilizando-se dos diversos recursos e instrumentos de comunicação disponíveis, como mídias sociais, site e outros meios, a Pascom procura transmitir as informações de forma clara, objetiva e assertiva para toda a comunidade.

 

Contatos:

 

 

 

Informações:

A Iniciação Cristã é um processo, uma caminhada, um itinerário com etapas progressivas, com estudo, celebração e vivência da fé. É um caminho a ser percorrido, cujos pontos principais são: o encontro com Cristo, a conversão, o discipulado, a vida litúrgica, a vivência comunitária e a missão evangelizadora. A Iniciação à Vida Cristã é composta pelas pastorais do Batismo, da Catequese Infanto Juvenil, Crisma de Jovens e Catecumenato de Adultos.

Informações:

O Batismo é um sacramento da iniciação à fé cristã, uma celebração que promove a nossa identificação com Cristo em seu mistério pascal. Como porta de entrada para a Igreja, o Batismo nos dá acesso aos demais sacramentos. Por ele, somos libertados do pecado original e regenerados como filhos e filhas de Deus, em Jesus Cristo, o seu Filho amado.

Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e, incorporados à sua igreja, somos feitos templos do Espírito Santo.                                                                                 O Batismo pode ser definido como o sacramento da regeneração pela água e pela palavra.

Os batizados são realizados no 4º domingo do mês, às 11h.
O curso de preparação para o Batismo acontece no sábado que antecede ao Batismo de 15 as 18 horas.

Preparação para Batismo: Procure a secretaria paroquial antes de marcar a celebração. Escolha padrinhos católicos, que possam desempenhar a missão de colaboradores dos pais no compromisso de educar a criança na fé da Igreja e não apenas por motivos afetivos.                                                                                                                       Apresente a documentação exigida e, de preferência, batize em sua paróquia de residência.

 

Instruções para inscrição para o Batismo

 

As inscrições para o Batismo são realizadas no início de cada mês.

  • Documentos necessários á inscrição para o Batismo:
  • Certidão de nascimento original e cópia da criança.
  • Carteira de identidade original e cópia dos pais e padrinhos, cópia da certidão de casamento dos padrinhos, comprovante de endereço de pais e padrinhos. Incluindo padrinhos de consagração.

Os padrinhos devem ser católicos, e ter idade mínima de 16 anos. Caso sejam evangélicos ou outra religião, serão apenas testemunhas, juntamente com padrinhos católicos.

Caso os pais e padrinhos já tenham feito a preparação para o batismo, o comprovante dessa preparação deverá ser apresentado no ato da inscrição.

Criança a partir de 07 anos deverá ser inscrita e frequentar a catequese para a preparação do Batismo e da Primeira Eucaristia.

O Encontro de preparação para o Batismo e realizado no sábado anterior ao Batizado de 15h às 18h. Não é permitido chegar após o início do encontro, nem se ausentar antes de seu término.

Batismo é realizado no 4º domingo do mês, às 11hs.

No dia da Celebração do Batismo, chegar á igreja com antecedência de 30 minutos.

A preparação para Batismo é válida por 1 ano.

 

 

Informações:

A catequese para a Primeira Eucaristia é um momento especial na vida das crianças, em que elas são preparadas para receber o sacramento da Eucaristia pela primeira vez. A nossa catequese visa proporcionar uma formação sólida e significativa, onde as crianças aprendem sobre a importância da Eucaristia, o significado do corpo e sangue de Cristo, e a importância da participação ativa na vida da comunidade.

A Catequese Eucarística é oferecida às crianças com idade entre 06 e 14 anos.

 

Para se preparar para a 1ª Eucaristia, é necessário procurar a secretaria paroquial nos dias indicados para as inscrições, apresentando documento de identidade ou certidão de nascimento do catequizando e documento de identidade e comprovante de endereço do responsável para iniciar o sacramento.

As inscrições acontecem no mês de janeiro com ampla divulgação.

Informações:

A Catequese para adultos (Catecumenato) é um espaço de aprendizado e formação para aqueles que desejam completar a sua iniciação, aprofundar sua fé e conhecimento sobre os ensinamentos da Igreja Católica e preparação para receber os sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma).

 

As inscrições acontecem uma vez ao ano com ampla divulgação.

Procurar a Secretaria Paroquial

Informações:

O Batismo, a Confirmação (Crisma) e a Eucaristia constituem o conjunto dos sacramentos da iniciação cristã, cuja unidade deve ser salvaguardada. Celebrar o sacramento da Crisma é necessário para se alcançar a plenitude da graça batismal.

O Catecismo da Igreja Católica ensina que os batizados sacramentados pela Confirmação são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo, para assumir a missão de Jesus no mundo.

O Espírito Santo é conferido pela oração da Igreja, pela imposição e unção, para que o fiel proclame o Evangelho e defenda a fé, por palavras e obras.

Para se preparar para a Crisma, é necessário procurar a secretaria paroquial nos dias indicados para as inscrições, apresentando documento de identidade ou certidão de nascimento do crismando e documento de identidade e comprovante de endereço do responsável,

As inscrições acontecem uma vez ao ano com ampla divulgação.

Informações:

O Grupo “Sementinhas” é um movimento de pré-catequese infantil e evangelização que se dedica ao cuidado espiritual e formação das crianças com idades entre 3 e 6 anos. Visa plantar sementes de fé e contribuir para a formação religiosa das crianças.

Com uma abordagem lúdica e adequada à faixa etária, buscamos despertar nas crianças o amor por Jesus e a compreensão dos valores cristãos. Através de encontros, atividades, brincadeiras e momentos de oração, proporcionamos um ambiente acolhedor e educativo onde as crianças podem aprender sobre a fé, a vida de Jesus, os sacramentos e a importância da convivência fraterna.

Para saber mais informações entre em contato com a secretaria

Informações:

A Pastoral Litúrgica é composta pelo Pároco, pelos Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECE’S), Equipe de Liturgia, Equipe de leitores, Equipes de canto e Acólitos, com o objetivo de planejar e animar a vida litúrgica da comunidade.

A equipe de Liturgia desempenha um papel essencial na promoção e organização das celebrações litúrgicas. Com dedicação e compromisso, nossa equipe busca garantir que as liturgias sejam conduzidas de forma significativa, respeitando as normas litúrgicas e refletindo a beleza e a riqueza da nossa fé.

Informações:

O Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECE’S) é, na Igreja Católica, um cristão leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, especialmente no atendimento aos idosos e enfermos. Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade. Apenas os sacerdotes são ministros ordinários da Eucaristia (bispos e presbíteros).

Os ministros extraordinários da comunhão devem ser escolhidos no seio da comunidade cristã respectiva e devem ser pessoas idôneas e com boa prática cristã. Os candidatos, antes de assumirem as suas funções, recebem uma formação litúrgica e doutrinal que lhes permita exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro. No final da formação, são admitidos às funções para que foram escolhidos. Normalmente, a função é atribuída por um determinado prazo, que geralmente pode ser renovado.

Informações:

O leitor é um servidor da Palavra, um porta-voz de Deus, especificamente na proclamação da palavra nas celebrações litúrgicas. Não fala em nome próprio, sendo um canal de comunicação.

Por meio de sua voz, Deus se comunica com seu povo.

A função de proclamar a Palavra de Deus na liturgia é central na liturgia cristã, pois, não existe celebração sem a proclamação da Palavra.

Portanto, os ministros da palavra são o ponto entre Deus e seu Povo e, através deles, Jesus Cristo que conhece o íntimo e o que passa com cada um, vai ao encontro da comunidade.

Acólitos

Acolito ou Coroinha é uma criança ou adolescente batizado na Igreja Católica que auxilia o padre nas funções do altar.

O coroinha desempenha uma função importante no serviço ao altar durante a celebração, servindo não somente ao padre que está presidindo, como também o próprio Cristo, sendo também um membro atuante na comunidade.

“Os que servem ao altar, leitores, comentaristas e componentes do grupo coral exercem também um verdadeiro ministério litúrgico. ” (SC, 29)

Informações:

O ministro é um servo. Com isso, fica claro que ser “ministro de música” é ser um servo de Deus por meio da música. Ministrar é servir. Ministrar é estar a serviço de todos aqueles para quem e com quem canta.

O ministério de música é um serviço cujo engajamento precisa de uma profunda consciência do que se assume, o que deve ser comum aos demais serviços da Igreja.

É na Celebração Eucarística que o ministério de música atinge seu sentido mais profundo, pois é na celebração da Palavra e do Corpo do Senhor que a Igreja se reúne para celebrar sua maior alegria e mistério.

A função do ministério da música vai além do louvor e oração para o ministrar a música e ao mesmo tempo ensinar e incentivar o povo a participar com voz, corpo e coração dos cânticos, parte essencial da liturgia da Grande Festa que é a Eucaristia.

Informações:

Informações:

A Pastoral do Dízimo desempenha um papel fundamental na sustentação e desenvolvimento das atividades pastorais e sociais.                                                           Por meio do compromisso e generosidade dos fiéis, a Pastoral do Dízimo busca promover a conscientização sobre a importância do dízimo como expressão concreta de gratidão a Deus e participação ativa na vida da comunidade.

Dízimo é partilha. Um compromisso com Deus e com a comunidade.     Para participar, entre em contato com a secretaria paroquial.

Informações:

A Pastoral da Saúde tem suas atividades voltadas para transmitir carinho e conforto aos enfermos e idosos em suas casas. Visitas com boa conversa, orações, músicas e acompanhamento de um Sacerdote para conceder a Unção dos Enfermos e um Ministro extraordinário da Eucaristia para levar o Corpo de Cristo até eles.                                                                                                      Serviço de muito zelo, doação e dedicação.                                                                     As reuniões são mensais no último sábado do mês.                                                         Se você quiser participar conosco desta nobre missão será muito bem-vindo.                                                                                                                                                   Procure a secretaria Paroquial.

Informações:

O Apostolado da Oração é um movimento eclesial de oração pela missão da Igreja e pelas necessidades da humanidade, expressos mensalmente nas intenções de oração do Papa. Seus membros procuram viver a espiritualidade apostólica e eucarística, fundamentada na devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

De acordo com o Padre Eliomar Ribeiro, SJ, Coordenador Nacional do Apostolado, a importância do movimento está “em ajudar as pessoas a serem disponíveis interiormente para a missão que a Igreja nos confia como batizados. É um itinerário espiritual que ajuda os membros a viverem melhor ao modo de Jesus, desejando que as qualidades do Coração de Jesus sejam também as nossas qualidades”.

O grupo do Apostolado da Oração da Paróquia Senhor Bom Jesus se reúne na 1ª sexta-feira de cada mês (às 18h) e participa da Santa Missa (às 19,30 h).
Também se reúnem na Capela Santa Luzia às 15h – 1ª Sexta do mês para reza do Terço e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Informações:

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt faz parte da Obra Internacional de Schoenstatt, fundada pelo Pe. José Kentenich em 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha. Pe. José Kentenich expressa seu desejo que a Imagem de graças da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt tenha um lugar de honra nos lares. Ele escreve em Santa Maria/RS:

“Levem a Imagem da Mãe de Deus e deem um lugar de honra nos lares, assim eles hão de se tornar pequenos Santuários nos quais a Imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma Santa Terra de Famílias e formando santos membros da família…” (15 de abril de 1948).

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt teve inicio na cidade de  Santa Maria/RS em 10 de setembro de 1950 pelas mãos do Diácono João Luiz Pozzobom e rapidamente se espalhou pelo Brasil. Hoje chega a todos os continentes. Em Belo Horizonte a campanha chegou em 1971, na nossa paroquia a aproximadamente  40   anos

Todo dia 18 fazemos a Renovação da Aliança de Amor com a Mãe Rainha.
Aqueles que desejam receber a capela da Mãe Rainha ou conhecer o Movimento de Schoenstatt podem informar o nome e telefone na secretaria paroquial que a coordenação irá entrar em contato.

Informações:

A Oração do Santo Terço dos Homens ,  da s famílias , 1000 Aves Maria, Terco das Mulheres visa promover a devoção ao Santo Terço, proporcionando momentos de oração em comunidade e fortalecendo a espiritualidade dos fieis

Informações:

O Terço dos Homens começou a partir da iniciativa de um pequeno grupo de homens, que rezavam o terço na rua, enquanto suas esposas participavam das reuniões. Pouco tempo depois, sob a orientação do Padre Américo Vasconcelos, Salesiano, e pelo zelo da sra. Oneida Araújo da Silva, surgiu em 5 de março de 1997 o primeiro grupo do Terço dos Homens a nível paroquial na capela de Nossa Senhora do Livramento em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.

Podemos reconhecer pelos seus frutos que, o Terço dos Homens é uma iniciativa de Deus e da Virgem Maria, que através da simplicidade desta oração mariana transformam a vida de tantos homens e também de suas famílias.

O grupo do Terço dos homens da Paróquia Senhor Bom Jesus, se reúne na igreja Bom Jesus toda sexta-feira às 20h, desde 21 de novembro de 2013,  após a Santa Missa para a recitação do terço.

Na Capela de Santo André, a oração do Terço ocorre toda quarta-feira às 20h.

Na Capela de Santa Luzia, a oração do Terço ocorre toda segunda feira as 19,30h.     Participe conosco

Informações:

O Terço das Famílias se iniciou em 2014  a partir da iniciativa de um pequeno grupo de casais para rezarem pelas famílias. Hoje o terço tem a participação de toda a comunidade.

O grupo do Terço das famílias da Paróquia Senhor Bom Jesus, se reúne no salão Paroquial toda quarta-feira às 19,30h. Venha participar

Informações:

O Terço das Mulheres é um exemplo de fé e devoção. A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.

O Terço das Mulheres é rezado toda quarta-feira às 17h na Capela de Santo André.

Informações:

Criado pelo Padre Alfonso Pastore em 1970, o EJC (Encontro de Jovens com Cristo) é um dos principais movimentos jovens desenvolvido na igreja católica, que visa levar jovens entre 16 e 30 anos a terem uma experiência com Jesus e com sua Igreja. O encontro busca conduzir o (a) jovem que o faz a um processo diário de conversão, santificação e participação ativa na comunidade.

Com o apoio de casais do ECC (Encontro de Casais com Cristo) da paróquia de Santo Cristo dos Milagres de Niterói (RJ) e auxílio de 14 casais do ECC Bom Jesus, teve início na paróquia em julho de 1998 tendo realizado, com muita alegria o seu primeiro encontro. Desde então, trabalhamos juntos, ECC e EJC, todos os anos para que cada vez mais jovens da nossa comunidade possam vivenciar a experiência do encontro.

Informações:

O Encontro de Casais com Cristo – ECC é um Serviço – Escola da Igreja, Católica que tem como objetivo evangelizar as famílias, e despertar os casais para as pastorais, constituindo-se num fortíssimo instrumento da pastoral familiar.

O ECC teve início em 1970 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em São Paulo, tendo sido fundado pelo Padre Alfonso Pastore, que dedicou sua vida sacerdotal às Pastorais Familiares, da Saúde e Carcerária.

O ECC chegou em Belo Horizonte no final de 1972, através da Paróquia de São Vicente de Paulo, no bairro Ipiranga, tendo se expandido rapidamente por toda Arquidiocese,

A Espiritualidade é a tônica do ECC e se fundamenta em cinco pontos básicos: DOAÇÃO, ORAÇÃO, POBREZA, ALEGRIA e SIMPLICIDADE.                               A estes pontos juntam-se os valores de vida cristã:  Fraternidade (Amizade, trabalho em equipe), Gratuidade (Servir gratuitamente), Missionaridade (ser missionário).

Na paroquia o primeiro Encontro foi realizado nos dias 7,8 e 9 de outubro de 1988,

Devido a pandemia o ECC na paróquia teve uma descontinuidade, mas já está se preparando para retornar em 2024.

Informações:

A Oficina de Oração e Vida é um curso evangelizador de 15 sessões que tem como objetivo ensinar diferentes modalidades de oração, proporcionando uma maior intimidade com Deus e um aprofundamento espiritual baseado na Palavra.                  Por meio de meditações e reflexões, os participantes são convidados a mergulhar na riqueza da oração, explorando técnicas e práticas que os ajudarão a se conectar mais profundamente com o divino.

O curso busca desenvolver uma espiritualidade autêntica e pessoal, capacitando os participantes a cultivarem uma vida de oração significativa e transformadora.

Informações:

Informações:

Com muito zelo e carinho, toda quinta-feira, às 12h, a Pastoral promove a Adoração na Hora Santa, proporcionando um momento especial de encontro com Jesus Eucarístico.

 

O Apostolado da Oração, também conhecido como Rede Mundial de Oração do Papa ou Obra Pontifícia, é uma organização presente em diversos países, dedicada a promover a oração, a espiritualidade e a participação ativa dos fieis na missão da Igreja.

As práticas fundamentais do Apostolado da Oração são a participação na Eucaristia, a devoção a Maria e a promoção das pessoas. A Eucaristia, sacramento central da fé católica, é celebrada como o momento privilegiado de encontro com Jesus Cristo. A devoção a Maria, mãe de Jesus, é uma expressão de amor e confiança na intercessão da Virgem Maria junto a Deus. A promoção das pessoas envolve o compromisso de cuidar do próximo, servindo aos necessitados, promovendo a justiça social e cultivando relações fraternas. O Apostolado da Oração esta presente na matriz e na capela de Santa Luzia

Data de fundação:

Mães que Oram pelos Filhos é um grupo de oração e formação dedicado a todas as mães que desejam interceder pelos seus filhos e pela restauração das famílias. Tem como carisma ser mães intercessoras, unindo nossas orações em prol da proteção, bênção e crescimento espiritual de nossos filhos.