Paróquia

Paróquia São José (Jardim da Glória)

10h
- Missa ou Celebração

18h
- Missa ou Celebração
18h
- Missa ou Celebração e adoração ao Santíssimo às 17:00

Comunidade São Judas Tadeu

Domingo
08h - Missa ou Celebração e missa votiva, todo dia 28 de cada mês.

Comunidade Sagrado Coração de Jesus

Domingo
08h - Missa ou Celebração

Comunidade São João Batista

Domingo
08h - Missa ou Celebração

Comunidade Santo Expedito

Domingo
08h - Missa ou Celebração

Comunidade São Sebastião

Domingo
10h - Missa ou Celebração

Comunidade Santa Clara

Domingo
10h - Missa ou Celebração
18h - Missa ou Celebração

Comunidade Santo Antônio de Pádua

Domingo
18h - Missa ou Celebração

Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Sábado
18h - Missa ou Celebração e missa votiva todo dia 13 de cada mês.

Comunidade Santa Marta

Sábado
18h - Missa ou Celebração

Comunidade Nossa Senhora das Graças

Sábado
18h - Missa ou Celebração

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Sábado
18h - Missa ou Celebração

História

Éramos comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. As missas eram celebradas uma vez por mês, na E. M. Manoel da Fonseca Viana, pelo Pe. Geraldo da Cruz Viana.
Pe. Paulo Sérgio Soares, carinhosamente chamado de Pe. Paulinho, chegou a esta comunidade quando seminarista e continuou conosco como Diácono. Ordenou-se no dia 18 de janeiro de 1986 e, em agosto do mesmo ano assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, quando o Pároco Pe. Lauro Elias de Oliveira viajou para a Bélgica.

Depois como Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São José, PE. Paulinho recebeu a posse e criou duas comunidades: Santa Clara e São Sebastião. Deixou o ministério sacerdotal em 2015.
Quando viajou para Roma a fim de estudos, quem assumiu foi o Frei Paulo Vincenzo Castagna. Este criou as comunidades São Judas Tadeu, Sagrado Coração de Jesus e São João Batista. Infelizmente, vindo à falecer no ano de 2013.

No dia 29 de junho de 1994, houve o desmembramento da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São José e assumiu a Paróquia São José o Pe. Robson Luiz Werber, permanecendo até agosto de 1999.

Desde setembro deste mesmo ano, a Paróquia São José está sob a administração do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Pe. Willamy Moreira Feijó recebeu a posse, juntamente com Pe. Francisco Helton Reis Maia e o Ir. Carlos César de Sousa.

Em junho de 2001, Pe. Fabrício Damasceno Cruz, auxiliado pelo Ir. Rogério de França Lopes assumiu a Paróquia até 19 de fevereiro de 2004. A partir desta data, Pe. Carlos César de Sousa, também auxiliado pelo Ir. Rogério recebeu a posse. Em outubro do mesmo ano, acolhemos o Ir. Erasmo Carlos Gomes de Holanda.

No dia 18 de março de 2005, recebeu a posse como Pároco, Pe. Francisco Helton Reis Maia; Como Vigário paroquial, Pe. Carlos César de Sousa. Em 2006, mais dois Irmãos desta congregação religiosa: Ir. Marcus Aurélio Alves Mariano e Ir. Andreh Sabino Ribeiro integraram o referido grupo. Este último voltou à sua terra natal em dezembro do mesmo ano.

Foram criadas as comunidades Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Santa Marta e Santo Expedito. Hoje somos uma paróquia com 12 comunidades e 17 pastorais/movimentos.

Devemos lembrar que, desde o ano de 1999, recebemos também o auxílio de padres e seminaristas Jesuítas, como também de seminaristas da Diocese de Crateús – Ceará. Rubens Chaves retornou à Fortaleza e veio nos auxiliar em 2017, juntamente com Akino Vasconcelos, Francisco Marcelo Cavalcante Vieira.

No mês de julho de 2007, as Irmãs da congregação religiosa Nova Jerusalém: Rita Maria, Márcia, Luciene e Ana se mudaram para Vespasiano, sendo que as duas últimas retornaram à terra natal. Veio também, fazer parte da nossa história, a Irmã Aila.

Dia 1º de agosto de 2009, o Conselho da Paróquia recebeu a notícia que Francisco Helton Reis Maia fora eleito para Superior Geral do Instituto Religioso Nova Jerusalém, pois, Pe. Caetano Minnete de Tillesse, o fundador desta, estava com a saúde debilitada, vindo a falecer no dia 01/01/2010. Diante deste, veio somar conosco, Pe. Rogério de França Lopes, que recebeu a posse no dia 19 de fevereiro 2009, como Pároco e Pe. Carlos César de Sousa, Vigário Paroquial. Lembrando que, desde fevereiro de 2011, Pe. Rogério foi eleito Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano e em novembro de 2013, reeleito.

Outro marco importante foi a inauguração da Casa Paroquial no dia 17/12/2010 com a presença do Superior Geral do Instituto Religioso Nova Jerusalém, Pe. Francisco Helton Reis Maia.

Em 15 de janeiro de 2012, teve a missa de formatura da primeira turma da Escola de Teologia “Pe. Caetano Minnete de Tilesse”, na Matriz, às 19h.

Vieram fazer parte desta história as Irmãs Rita Paixão e Luziene, que retornaram à terra natal.

No dia 17 de dezembro de 2011, em Fortaleza, aconteceu a Ordenação Presbiteral dos Diáconos Marcus e Erasmo, e no dia 19 de dezembro do mesmo ano foi celebrado a primeira missa de Pe. Erasmo na Matriz de São José. Agosto de 2013, Pe. Erasmo foi convidado a ser formador de noviços no Instituto Religioso tendo, portanto, que voltar à Casa Mãe.

O Diácono Marcus, teve que retornar à Fortaleza no dia 07 de novembro de 2011, para outra missão.

Mas, em agosto de 2013, retornou à Paróquia São José como vigário Paroquial, até agosto de 2015, pois foi estudar na Bélgica, e, quando retornou, ficou à disposição da Arquidiocese de Belo Horizonte, segundo ele mesmo. Pe. Carlos César foi para Mossoró, no dia 21 de janeiro de 2012.

E a partir de janeiro de 2012, acolhemos os irmãos, Fabrício Wagner do Nascimento Cavalcante, e Francisco Marcio Bezerra dos Santos. Ir Fabrício ficou conosco até agosto de 2015, pois retornou à Fortaleza para uma nova missão. E, em janeiro de 2014, Ir Jackson Câmara da Silva e Ir. Maria Nivaneide de Abreu vieram fazer parte da nossa história. Ir. Nivaneide terá uma nova missão em Fortaleza e para substitui-la, virá a Ir Maria do Socorro Girão Nobre. Ir Márcia Rodrigues, foi para Roma/Itália a fins de estudo e já volta para a Paróquia São José. Ir Rita Maria, também partirá para outra missão, em
dezembro de 2017.

Foram formadas pelo Pe. Rogério mais 03 pastorais: FÉ E POLÍTICA; TERÇO DOS HOMENS E MOVIMENTO DA MÃE RAINHA. Dessas, a primeira não está mais atuante.

Com a partida do Pe. Marcus, Pe. José Aroldo Martins Santos auxiliou nos serviços pastorais no mês de outubro e agora retorna como pároco. Pe. Paulo Henrique, chegou em novembro de 2015, e ficou até janeiro de 2016. Pe. Rogério encerrou sua missão na Paróquia São José e partiu para Mossoró no dia 25/12/2015.

Em agosto de 2016, Ir Marllon, veio auxiliar nos serviços pastorais, por quatro meses. Em Fevereiro de 2016, recebemos como Vigário Paroquial, Pe. Lauro Aderaldo e, no dia 26/12/2017, estará de volta à Fortaleza.
Ir. Márcio e Ir Jackson receberam o diaconato dia 04/08/2017 e, provavelmente, voltarão em 2018 como Sacerdotes.

A missão não para. A nossa Paróquia está em constante mudança para melhor atender as necessidades do povo de Deus.

Padre Jackson foi ordenado Padre em 22 de dezembro de 2018, e retornou a esta Paróquia para ser o novo vigário. Padre Márcio também esteve em missão nesta Paroquia em 2018.
No ano de 2020, o mundo passou por grandes transformações em razão da pandemia. Nossos padres, assim como toda a humanidade e as igrejas do mundo inteiro tiveram que enfrentar grandes desafios, para continuar cumprindo sua missão de evangelização. Decretado o lockdown tiveram que se adaptar à nova realidade, e se reinventar, dando verdadeira lição de superação.

Foram para as mídias sociais evangelizar, buscar métodos adequados para levarem as celebrações e formação para casa dos fiéis. Mantiveram a evangelização infantil, criando a “LIVE DO JUQUINHA E DA ANINHA ” grande e inesquecível sucesso, transmitido nas tardes de domingo, apresentado pelo Padre Jackson, com os bonecos ANINHA e JUQUINHA, respectivamente, Padre Aroldo e Irmão Edmilton. A produção foi realizada por Irmão Fabrício, que voltou para Fundação de Vespasiano. O público adulto e de idosos também interagiam “ao vivo” pelas redes sociais e faziam participações através do “chat”.

Venceram inúmeros desafios. No início de 2021, as medidas de isolamento social foram sendo reduzidas e as igrejas reabertas, com uma série de restrições a serem observadas. Hoje a paróquia conta com o Diácono Permanente Felipe, o seminarista Vitor .Em janeiro de 2022, aconteceu no Instituto Nova Jerusalém eleições para escolha do novo Superior , e consequentemente as mudanças na Instituição . Após a eleição, Padre Aroldo, Padre Jackson e o Irmão Edmilton, voltaram para Fortaleza. Em 30.01.2022, o Padre Jackson retornou a Fortaleza para ocupar o cargo de Mestre do Noviciado.

Logo em seguida, no mesmo mês, foi a vez do Irmão Edmilton, que retornou a Fortaleza para ocupar o cargo de Mestre do Postulantes. E por fim, o Padre Aroldo irá se despedir de nossa paróquia em 08 de março de 2022, para ocupar o cargo de Ecônomo Geral do Instituto Nova Jerusalém. No mesmo mês de fevereiro de 2022, chegou à nossa Paróquia o Padre Danilo Batista da Silva, como novo Vigário, juntamente com o Irmão José Eduardo dos Santos Alves. E no dia 06 de março de 2022, será a missa de posse do Padre Marcelino de Souza Santos, novo Pároco da Paróquia São José de Vespasiano.