Paróquia São José e São Gabriel Passionista

PADROEIROS

São José

Descendente de Davi, esposo de Maria, patrono da Igreja

“O nome José deriva da língua hebraica “Iôséf”, forma abreviada de ‘Iehôséf’ que significa: ‘Javé acresça, faça crescer’, em latim Ioseph (us).

As primeiras notícias que temos desde o primeiro século do cristianismo sobre José nos vêm de Mateus e Lucas, o primeiro que endereçou mais à comunidade hebraica todas as informações de que dispamos sobre a origem, nascimento, infância e adolescência de Jesus e o segundo à comunidade grega. Ambos colocaram portanto claro, a colaboração de Maria e de José nos mistérios da encarnação e da redenção.

José foi um trabalhador, e sua característica de homem trabalhador refletiu-se inclusive no Filho de Deus, o qual era conhecido como ‘fabri filius’ (Mt 13,55), (filho do carpinteiro). Como era o costume de então, José seguramente recebeu esta profissão de seu pai, portanto ainda adolescente já era um artesão. Tornando-se civilmente Filho de José (Lc 3,23), Jesus herdou o título real de ‘filho de Davi’, mas assumiu também aquela condição profissional que o qualifica como o ‘Filho do Carpinteiro’ (Mt 13,55).

José era consciente de sua missão de pai; por isso toda a sua vida foi vivida a serviço de Jesus. Ele se colocou à disposição dos desígnios de Deus, a sua liberdade, a sua legítima vocação humana, a sua felicidade conjugal, aceitando da família a condição, a responsabilidade e o peso, renunciando, por um incomparável virgíneo amor, ao natural amor conjugal que a constitui e a alimenta, para oferecer com sacrifício total toda a sua existência às imponderáveis exigências da vinda do Messias.

Escolhido por Deus para esta sublime missão de representá-lo aqui na terra perante o seu Unigênito Filho, José exercitou a sua autoridade de modo exemplar, pois o próprio Deus tinha encontrado nele alguém segundo o seu coração, confiando-lhe com plena segurança o mais misterioso segredo de seu coração. Por isso, o seu amor paternal foi sem reservas, foi um amor traduzido em generosidade, em sacrifício e em serviço incondicional para Jesus.”

São Gabriel Passionista

São Gabriel Passionista, também chamado São Gabriel da Virgem das Dores ou São Gabriel de Nossa Senhora das Dores

Clérigo passionista, o santo do sorriso, um dos padroeiros da juventude

Francesco Possenti, seu nome de batismo, nasceu em 01 de março de 1838 na cidade de Isola del Gran Sasso, na região de Abruzzo, Itália. Sua família era de Assis, cidade onde viveu e foi educado junto a seus doze irmãos, filhos de Sante Possenti, um advogado que exercia o cargo de prefeito, e Angese Frisciotti, de nobre descendência. Angese morreu quando Gabriel tinha apenas quatro anos. Francesco era conhecido por sua grande devoção às dores da virgem mãe de Cristo.

De família nobre, era um jovem com uma vida muito baladada. Estudou em colégio Jesuíta e dizia aos seus amigos que seria padre após os estudos. Pelo estilo de vida de Francesco, seus amigos não acreditavam que isso se tornaria verdade.

Acometido por uma doença grave, Francesco prometeu que, caso se recuperasse entraria para o seminário. A doença foi curada e o jovem, entretanto, não cumpriu sua promessa. Ao ficar novamente doente, refez a promessa e mais uma vez não a cumpriu. Um dia, porém, ao assistir uma procissão que passava com uma grande imagem de Nossa Senhora, os olhos da Virgem fitaram-no fixamente e ele ouviu as palavras: “Cumpra sua promessa!”. Abalado após o sinal divino, Francesco decidiu cumprir o prometido e, com vinte anos de idade, entrou para o seminário local onde recebeu o nome de irmão Gabriel.

São Gabriel morreu de tuberculose aos 24 anos. Foi canonizado em 1920 pelo Papa Benedito XV como São Gabriel Possenti da Madre Dolorosa. Ele é considerado um dos padroeiros da juventude. Sua memória litúrgica é celebrada em 27 de fevereiro.