Paróquia

Paróquia São José e São Gabriel Passionista

07h30

10h
- MISSA COM AS CRIANÇAS
19h
19h30
19h30
19 DE MARÇO - MISSA FESTIVA DE SÃO JOSÉ

19h

27 DE FEVEREIRO - MISSA FESTIVA DE SÃO GABRIEL DA VIRGEM DOLOROSA

19h

Comunidade São Lourenço

Domingo
08h

Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Domingo
08h

Comunidade Cristo Filho de Deus Vivo

Domingo
10h

Comunidade Menino Jesus

Domingo
10h

Comunidade Santo Expedito

Domingo
17h30

Comunidade São Pedro

Domingo
19h

Comunidade São Vicente

Sábado
18h
Você está em:

Paróquia São José e São Gabriel Passionista

 

A caminhada de fé da Paróquia São José e São Gabriel data da década de 1960 quando os primeiros moradores do recém-criado Bairro Milionários se uniram em um pequeno grupo de oração pelas casas. Naquela época, a igreja de referência mais próxima era a então Paróquia São Paulo da Cruz, sob a coordenação dos missionários Passionistas, congregação de Padre Flávio que presidiu a celebração da primeira Missa no novo bairro.

Na década de 1970 a comunidade do Milionários passou a se reunir no salão da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) construído com o esforço dos moradores e ainda hoje localizado no mesmo local, à Rua Alfredina Amaral. Posteriormente, instalou-se uma pequena capela na Rua Dona Luiza, nas proximidades da Escola Estadual Celso Machado. Nesse período, a capela do Milionários era uma das comunidades vinculadas à Paróquia São Paulo da Cruz. O bairro expandiu-se rapidamente ano após ano, tornando-se uma região amplamente residencial, com grande número de cristãos católicos. Foi nesse contexto que se iniciou a construção da sede definitiva da igreja. Em 19 de agosto de 1984 Dom Serafim Fernandes de Araújo, então Arcebispo Metropolitano, presidiu a celebração na qual abençoou-se a pedra fundamental do projeto, cuja construção contou com o trabalho voluntário de dezenas de membros da comunidade, colaborando nas diversas etapas do projeto.

Com a obra concluída em 1988 inaugurou-se então a Igreja de São José e São Gabriel Passionista, ainda como uma comunidade. A igreja recebeu como padroeiros São José, pai de Jesus e esposo de Maria, santo de grande devoção na comunidade; e São Gabriel da Virgem Dolorosa, jovem irmão Passionista canonizado como o “santo do sorriso”. Pouco mais tarde, em 11 de novembro do mesmo ano, a Arquidiocese, em missa solene presidida também por Dom Serafim, sagrou a igreja como paróquia e designou o padre Passionista italiano Paolo Petricca como o primeiro pároco. Mais tarde, em 1992, o Padre Gabriele Cipriani assumiu a paróquia e deu continuidade ao trabalho de seu antecessor.

Em 1995 a Congregação Passionista entregou a paróquia aos cuidados da Arquidiocese de Belo Horizonte que em 05 de novembro daquele ano designou o padre Jorge (Jerzy) Wydrych, polonês, como novo pároco. Essa etapa marcou a expansão da paróquia com a formação de novas comunidades e a consolidação, reformas e melhorias naquelas que já existiam.

Em 2019, nossa Arquidiocese nomeou padre Dinamar Gomes Pinto como novo pároco, que com sua condução aprimorou o trabalho e orientação pastoral. Atualmente, a paróquia caminha com oito comunidades e grande número de paroquianos perseverando a caminhada de fé iniciada há tantas décadas.