São José Operário – Padroeiro dos Trabalhadores
O dia de São José Operário, pai de Nosso Senhor Jesus Cristo padroeiro dos trabalhadores, é o dia 1º de maio.
São José é o modelo de trabalhador tão admirado; que em 1891 o papa Leão XIII , cita sua figura na encíclica Rerum Novarum. Exortando a dignidade do trabalho e do trabalhador. E Jesus confirmou com o sua vida, “De muito rico se fez pobre “(Cor 8,9)., para a salvação dos seres humanos; que Filho de Deus, e Deus mesmo quis nos mostrar: por bom filho, artesão que dedicou grande parte da sua vida em trabalho assalariado. “Não é ele o carpinteiro o filho de Maria?”(Mc 6,3). Quem tiver na sua frente o modelo divino, verá que a virtude do trabalho, produz o progresso da humanidade. E que o trabalho nos eleva a condição de colaboradores. Trabalhando ao lado de Deus, na construção de um mundo novo, pelo progresso humano, pela justiça e Paz…
Em 1955 o Papa Pio XII ordenou que além da festa de 19 de março, fosse celebrada, também a festa de São José Operário, no dia 1º de maio, cristianizando o dia Internacional do Trabalho.
Assim ,São José além de patrono da Igreja Católica passou a ser também, modelo e protetor do trabalhador cristão.
Por ter sido a ele confiada a missão de ensinar o ofício da carpintaria ao seu filho Jesus. Deus através de José e também de Jesus, nos mostra que todo trabalho é digno; O trabalho é instrumento de bondade e santificação do ser humano.
Justamente para fortalecer cada devoto São José Operário intercede por cada um de nós na missão do trabalho, para que santifique o trabalhador, e o que é impactado por aquele serviço. Roguemos a São José Operário por todos os trabalhadores para que tragam sustento de forma digna as suas famílias, contribuindo com o plano de Deus. Que ele interceda junto a Deus, pelo mundo do trabalho, para que o espírito cristão de justiça e paz reine sobre a terra.
de março de 2018.