Paróquia

Paróquia São José Operário (Aarão Reis)

- Somente as primeiras sextas-feira, do mês.

PARÓQUIA SÃO JOSÉ – Operário.

Em 1911 quando aqui era Arquidiocese de Mariana, foi doado o terreno para construção da igreja, os doadores eram avós de atuais paroquianos e a quantidade doada naquela época foram 18 litros(referência de medida da época).

A primeira capela foi construída em 1913. Naquela época quem dava assistência religiosa era o falecido Pe.Pedro Pinto de Venda Nova, pois esta era a paróquia que administrava todas as capelas da redondeza, ele vinha uma vez por mês para celebrar missas e também os outros sacramentos.

As igrejas, na primeira metade do século XX, tinha uma área correspondente a muitos bairros onde se construíam várias capelas. Assim nossa capela de São José do Onça estava ligada à paróquia de Santo Antônio em Venda Nova, de 1913 até aproximadamente 1952.

Por volta do ano de 1954 , Dom João de Resende Costa recorreu ao Pe. José Alves do bairro São Paulo que já era paróquia e este assumiu a capela São José, celebrando missa no 1º e 3º domingo de cada mês. Permaneceu por um período de quatro anos com ajuda de outros padres.

Em 31 de dezembro de 1960  a instalação da paróquia se deu por um ato do Revmo. Dom João de Resende Costa, sendo secretário Pe. Luiz de Marc. As construções deram início pela casa paroquial, que foi construída em noventa dias, no sistema de mutirão, com todos os materiais doados pela comunidade. Já como paróquia constituída, o primeiro pároco foi Pe.

Geraldo Tolentino, que ficou por dois anos 1961 e 1962. Formou-se uma comissão central da igreja que organizou a planta, aprovação da cúria e contratação de pessoal qualificado para esse trabalho. Nesta época os padres Agostinianos administravam a paróquia. Entre eles Pe. Ricardo que terminou as obras da igreja, ou seja, as principais. Porque até os dias atuais continuamos fazendo melhorias na igreja.

Em 1963 foi criada Ação Social Paroquial São José Operário. Depois dos padres Agostinianos vieram os Dominicanos no ano de 1975. Com a presença dos padres Dominicanos foi construído o Centro Social Frei José Renato. Em 1983 as irmãs Dominicanas da Anunciata vieram para o bairro Aarão Reis e estão envolvidas em vários trabalhos pastorais na paróquia. Os padres Dominicanos resolveram dedicar a outra missão, ou seja, a pastoral universitária, por isso entregaram a paróquia à Arquidiocese de Belo Horizonte. Sendo o primeiro padre diocesano Pe. José Januário e o atual Pe. Marco Antônio Gonçalves Porto.