Paróquia

Comunidade São José Operário

Domingo
07h
16h - Juventude Mariana Vicentina - JMV
19h30
Quarta-feira
07h
Sexta-feira
20h - TODA 1ª SEXTA- FEIRA- MISSA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Comunidade Nossa Senhora da Assunção

Domingo
07h30

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Domingo
08h30
Quarta-feira
20h
Sexta-feira
19h - TODA 1ª SEXTA- FEIRA- MISSA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística

Domingo
09h
10h - Juventude Mariana Vicentina - JMV
Sexta-feira
20h - TODA 1ª SEXTA- FEIRA- MISSA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Comunidade Nossa Senhora das Graças

Domingo
09h

Comunidade São Vicente de Paulo

Domingo
18h

Comunidade Santa Luzia

Domingo
18h

Comunidade Nossa Senhora do Rosário

Domingo
18h

Comunidade Santo Antônio

Sábado
19h

Comunidade São Judas Tadeu

Sábado
19h

Comunidade Nossa Senhora Mãe Rainha

Sábado
19h - CELEBRAÇÃO A CADA 15 DIAS
Você está em:

I – PARÓQUIA PAI MISERICORDIOSO:

  1.  Comunidade de comunidades, uma nova paróquia.

 

A Paróquia Pai Misericordioso (PPM) foi criada no dia 1º de janeiro de 1999, pelo então Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Serafim Cardeal Fernandes de Araújo, e confiada aos cuidados da Província Brasileira da Congregação da Missão. Ela pertence à Arquidiocese de Belo Horizonte e está inserida na Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (RENSC), Forania São José Operário. Geograficamente, está situada na cidade de Belo Horizonte, na região nordeste e composta pelos bairros: Acaiaca, Belmonte, Ribeiro de Abreu, Paulo VI, Conjunto Paulo VI, Capitão Eduardo, Montes Claros, Tiradentes e Beija-flor, tendo, aproximadamente, cerca de 100 mil habitantes.

Já em sua gênese, nasce como uma Rede de Comunidades e, ao longo dos anos, foi estruturando-se e chegando, hoje, a 10 comunidades e 03 núcleos, divididos em 3 setores. O setor I é composto pelas comunidades: São José Operário, Nossa Senhora do Rosário, Santa Luzia, São Judas Tadeu, Mãe Rainha e o Núcleo Menino Jesus, Hematitas (Sagrada Família) e Águas Marinhas. O setor II é composto pelas comunidades: Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio e Nossa Senhora das Graças; o setor III é formado pelas comunidades: Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora Rosa Mística e Santa Rita de Cássia.

Sua atuação pastoral estrutura-se sobre três colegiados, a saber: Colegiado de Liturgia composto por Ministros da Palavra e Eucaristia e Equipes de Liturgia e Canto; Colegiado de Ação Social e Política, formado pela Pastoral da Criança, Pastoral Fé e Política, Pastoral da Saúde, Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). Vale ressaltar que aqui englobam as lideranças que estão inseridas nas Associações e Conselhos Comunitários dos Bairros; e, por fim, temos o Colegiado da Catequese, as quais pertencem a Catequese/Crisma para crianças, jovens e adultos, a Pastoral do Batismo, a Pastoral Familiar, os Missionários Leigos Vicentinos (MISEVI) e a Escola Bíblica.

Para além dessa estrutura organizacional, a Paróquia Pai Misericordioso pode ser caracterizada por sua dinamicidade ministerial, na qual os leigos se sentem protagonistas dessa porção do povo de Deus. Para tal promoção, a Paróquia conta com o apoio de uma Equipe Missionária formada por padres, irmão, Filhas da Caridade, estudantes de teologia e seminaristas internos.

 

  1. Compõem a Comunidade do Pai Misericordioso:

 

Pe. Gentil José Soares da Silva, CM, nascido em Mutum – MG, aos 12/06/1977. Admitido à Congregação da Missão em 15/01/2002. Emitiu os votos em 07/09/2007. Foi ordenando presbítero em 12/12/2009.
Pe. Weliton Martins Costa, CM, nascido em Teófilo Otoni – MG, aos 10/11/1972. Admitido à Congregação da Missão em 08/01/1996. Emitiu os votos em 09/03/2002. Foi ordenando presbítero em 04/12/2004
Pe. Cléber Fábio Oliveira Teodósio, CM, nascido em Fortaleza – CE, aos 02/10/1981. Admitido na Congregação da Missão em 15/01/2018. Emitiu os votos em 06/11/2021. Foi ordenando presbítero em 04/12/2004.

 

  1. Objetivo Geral

Evangelizar o Povo de Deus, em sintonia com a Arquidiocese de Belo Horizonte, de realidade urbana e complexa, por meio do anúncio da Palavra de Deus, em palavras e ações, como discípulos e discípulas missionários de Jesus Cristo, para revitalizar as comunidades eclesiais, colocar em prática a opção preferencial pelos pobres e a ecologia integral, testemunhando o Reino de Deus.

 

  1. Objetivos Específicos

Inserida em um meio social, eclesial e congregacional específicos, nossa caminhada paroquial está atenta aos desafios e oportunidades próprios de algumas situações e acontecimentos significativos do momento atual, fazendo-os também conteúdos de nossa jornada.

  1. Trabalhar a Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema: “Fraternidade e fome” e lema: “Dai-lhe vos mesmos de comer” (Mt 14,16).
  2. Promover a Cultura Vocacional Vicentina cultivando uma mentalidade, uma sensibilidade e uma práxis pastoral renovadas e fiéis aos valores de nosso carisma em sintonia com o Ano Vocacional na Igreja: 20/11/2022 a 26/11/2023.
  3. Possibilitar ordenações e emissão dos votos durante o ano na PBCM é motivo de alegria, de esperança e uma ocasião favorável para aprofundar o sentido de ser consagrado e do ministério ordenado vicentino, a fim de crescer no compromisso com a promoção vocacional, criando entre nós uma “cultura vocacional”.
  4. Praticar as linhas de ação do documento final da 43ª Assembleia Geral da CM, Roma 2022, quando se discutiu sobre a revitalização de nossa Identidade no início do V Centenário da CM.
  5. Empreender os projetos sociais Reciclagem Solidária, São Vicente – solidariedade em tempos de pandemia, Artesanato e 13 Casas em parceria com as Filhas da Caridade, Casa de Formação/PBCM e paroquianos.
  6. Observar as diretrizes do Plano de Ação Provincial (2020 – 2024) a fim de ajustarmos nossa caminhada missionária ao corpo provincial.
  7. Caminhar com o Sínodo 2021-2024 buscando ser uma Igreja sinodal: “comunhão, participação e missão” uma vez que o caminho da sinodalidade é precisamente o que Deus espera da Igreja do terceiro milênio.

 

 

II – MARCO DOUTRINAL

 

  1. O trabalho missionário na Comunidade da Missão-Paróquia Pai Misericordioso tem como referências os seguintes aspectos: a) as Sagradas Escrituras, especialmente os Evangelhos b) os sinais dos tempos, c) os Pobres, d) a Palavra e a Tradição da Igreja e e) tradições e orientações da Congregação da Missão.

 

  1. O Carisma Vicentino marca e caracteriza todo o apostolado da Comunidade fortalecendo a espiritualidade própria a que pertence, ao viver a vocação de seguir Jesus Cristo evangelizador dos pobres, revestindo-se do espírito do próprio Cristo (RC, I, 3), evangelizando os pobres e ajudando os clérigos e os leigos na sua própria formação.

 

  1. Para a Comunidade, Jesus Cristo é a regra da Missão, logo o concebe como o centro de sua vida e de sua atividade (SV XII, 130), bem como, o Missionário do Pai e o evangelizador dos pobres (Lc 4, 18), boa notícia para os últimos deste mundo, e esperança para os crucificados da história humana. A comunidade aprende de Cristo o amor e reverência para com o Pai, a caridade efetiva e compassiva para com os pobres e a docilidade para com a Divina Providência.

 

  1. Assim, expressa o seu espírito por meio das cinco máximas evangélicas: simplicidade, humildade, mansidão, mortificação e zelo; e procura, com a maior diligência, cultivá-las e exercitá-las, de modo que essas cinco virtudes são como que as faculdades da alma da Comunidade em seu encontro com Cristo, conversão, discipulado, comunhão e missão.