Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

O projeto de Restauração da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, é uma ação conjunta da Arquidiocese de Belo Horizonte, Padres Sacramentinos, Conselho Administrativo Paroquial -CAP e toda comunidade, com o objetivo de implementar medidas de conservação e preservação da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, resultando na documentação, análise e restauro da estrutura arquitetônica e em seus elementos artísticos e integrados.

Este Projeto de Restauro pretende, depois de concluído, contribuir para estimular o processo de valorização não somente da igreja, mas também de todo o conjunto arquitetônico, considerando, inclusive em uma etapa futura, o tratamento paisagístico da Praça da Boa Viagem, contemplando seu traçado e seus diversos elementos. Além disso, almeja-se melhorar o uso dos espaços dos anexos existentes, a fim de potencializar os aspectos históricos, funcionais, estruturais e estéticos.

A humanização de todo o espaço, resultante do trabalho sensível da equipe responsável, pode ser considerada como meta principal deste projeto, permitindo aos visitantes, turistas, e aos adoradores e demais fiéis, membros da comunidade católica, apreciar até mesmo o diálogo entre os diversos momentos históricos do edifício, incluindo o momento presente, contemporâneo. Ao expandir a história da igreja de N. S. da Boa Viagem, valorizamos sobremaneira seu potencial social,  cultural e turístico.

A Conservação e a Restauração visam salvaguardar o que são considerados bens culturais, que são produtos de nossa cultura – do pensamento, do sentimento e da ação do homem, da valorização do espaço, do sagrado, dos encontros e de todas as formas de expressão – esses bens formam o patrimônio histórico e artístico, ou seja, nosso Patrimônio Cultural. A igreja N. S. da Boa Viagem, por sua vez, representa um forte ícone da nossa cultura, pois é nela que muitas pessoas buscam o espaço sagrado, o espaço do silêncio para um encontro espiritual. Por isso tão merecedor de uma atenção especial, pois foi, é e será um espaço pertencente à comunidade que comunga com o coletivo.

A importância da restauração deste conjunto histórico arquitetônico e paisagístico pode ser medida pelo retorno social, econômico e cultural que o status de obra restaurada devolve à comunidade. A obra de restauro atua sobre um bem cultural não somente buscando conferir-lhe estabilidade física e mecânica, mas também contribuindo para recuperar e manter suas características originais. É importante, acima de tudo, que toda a população entenda que uma obra restaurada acarreta benfeitorias e busca harmonizar o edifício com espaço que a recebe.

É importante notar que um projeto de restauro baseia-se, na maioria das vezes, em referências materiais que já fazem parte da obra. Exemplo disso é a argamassa utilizada na construção original, o tipo de tinta, a técnica de pintura, os elementos decorativos e plásticos, entre outros. As referências da evolução histórica construtiva podem ser relacionadas à estrutura, vedação, alvenaria, cobertura, forros, pisos, esquadrias, revestimentos, elementos artísticos e integrados.

A realização de uma obra de restauro da igreja N. S. da da Boa Viagem valoriza ainda mais sua história e a história daqueles que contribuíram para a sua construção, valoriza a sua aparência (cores, forma, textura, brilho), seus materiais constitutivos, sua estrutura, seu telhado, seus sinos. Enfim, valoriza a sua imagem na paisagem urbana de Belo Horizonte e na memória de todos os que fazem uso desse lugar.

O respeito ao original é fundamental, pois ele norteia como a obra está sendo feita. Há de se ressaltar que um bem cultural deve passar por manutenções constantes, cuidados com o antigo e, acima de tudo, cuidado o que está sendo inserido na obra, para não interferir na integridade do bem cultural.

Por ser um detalhado Projeto de Restauro, o conjunto arquitetônico paisagístico Boa Viagem se insere em um processo que determinará sua história, pois é a primeira vez que este bem cultural está recebendo um levantamento em toda sua amplitude. É intuito da Arquidiocese, dos Sacramentinos e do Conselho Administrativo Pastoral- CAP,  construir coletivamente com os fiéis, com o poder público e com entidades privadas, este momento importante da comunidade local e de Belo Horizonte.

Com certeza, esta grande parceria em prol conjunto arquitetônico paisagístico Boa Viagem fará com que ele continue sendo ícone de beleza, cultura e religiosidade para todos.

Baseado em texto de Patrícia Brito/ Wagner Resende/ Carina Gomes
Empresa responsável pelo Projeto – Miguilim Ass Cultural