Paróquia

Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo

O Batismo é um sacramento da iniciação à fé cristã, uma celebração que promove a nossa identificação com Cristo em seu mistério pascal (cf. Rm 6,3-11). Como porta de entrada para a Igreja, o Batismo nos dá acesso aos demais sacramentos. Por ele, somos libertados do pecado original e regenerados como filhos e filhas de Deus, em Jesus Cristo, o seu Filho amado. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e, incorporados à sua igreja, somos feitos templos do Espírito Santo. O Batismo pode ser definido como o sacramento da regeneração pela água e pela palavra.

Preparação para o Batismo: procure a secretaria de sua paróquia antes de marcar a celebração e conheça a proposta de preparação para o Batismo que a sua comunidade oferece. Escolha padrinhos católicos, que possam desempenhar a missão de colaboradores dos pais no compromisso de educar a criança na fé da Igreja e não apenas por motivos afetivos. Apresente a documentação exigida e, de preferência, batize em sua paróquia de residência. Sendo o Batismo realizado noutra igreja, peça o comprovante de participação na Catequese batismal e informe-se, também lá, sobre onde será celebrado.

Os batizados são realizados no quarto domingo de cada mês, às 11h30, conforme agenda da Pastoral do Batismo.

Obs.: A partir dos sete anos, as crianças devem ser encaminhadas para a Catequese Infantil.

O agendamento deverá ser realizado na secretaria paroquial.

Documentação necessária:

• Certidão de nascimento da criança;
  • Certidão de casamento civil e religioso católico dos pais (ou padrinhos / madrinhas);
  • Comprovante de residência em nome dos pais (onde a criança reside);
  • Nome dos padrinhos (por escrito);
  • Comprovante do curso de preparação para o Batismo dos pais e padrinhos (caso tenha sido realizado em outra paróquia).

Caso não morem na paróquia:

• Certidão de nascimento da criança;
  • Comprovante de residência em nome dos pais (onde a criança reside);