Paróquia

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

07h

09h
11h
18h
20h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
16h
18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h
Você está em:

Semana Santa on-line: fiéis participam de Celebrações Eucarísticas pela internet

Umas das datas mais importantes do calendário cristão foram vivenciadas virtualmente

 

Por Eliete Lopes

 

Uma Semana Santa diferente, que se tornou inesquecível para fiéis que estavam habituados a irem à missas presenciais. Com a determinação do isolamento social por causa do coronavírus (COVID -19) eles não puderam ir à igreja, mas puderam acompanhar as celebrações pela internet.

Para evitar aglomerações por causa do coronavírus – em uma das datas mais importantes do calendário cristão – só não se tornaram vazias por causa da presença do padre e auxiliares.

Com estas novas mudanças preventivas e emergenciais, as igrejas passaram a transmitir as atividades por meio da internet; um desafio novo para a equipe da Pascom. A Pastoral da Comunicação sempre atuou com uma certa importância e zelo, mas, sobretudo neste tempo foram redobrados a atenção para levar até os fiéis as celebrações eucarísticas   de fé e oração durante a semana tão importante para Igreja Católica.

Comunidade conectada

Acompanhada da família a Ministra da Eucaristia Ilamar Cordeiro acompanhou emocionada as celebrações transmitidas da Paróquia. “Foi muito emocionante. Estou com saudades da Eucaristia que é a fonte do grande alimento.”

Para ela, assistir as missas virtuais têm a mesma intensidade, mas, a única diferença está na ausência da Eucaristia. “O fervor é o mesmo. Tem que ter fé”, completou.

Nostálgica, a Camila Takasaki dos Santos da Pastoral da Liturgia não desgrudou os olhos do Smartphone durante as transmissões. Ela conta que, além de matar a saudade, mesmo que virtual, tem sido desafiador com as novas experiências adotadas pela igreja. “Tem sido uma experiência nova e obrigatória.” Segundo ela, a diferença está apenas na Comunhão. “Comungar espiritualmente só conseguimos porque mesmo não recebendo o Senhor pessoalmente no nosso coração, estamos pedindo a compreensão”, concluiu.

No final da transmissão o Padre Walter agradeceu a Pascom pelas transmissões. Aos fiéis que acompanharam de suas casas a santa Missa, e também, a todos membros pastorais que auxiliaram nas celebrações.