Paróquia

Paróquia Imaculado Coração de Maria

- 1ª SEXTA FEIRA DO MÊS

BREVE HISTÓRIA SOBRE A PARÓQUIA SANTÍSSIMO SACRAMENTO.

TAQUARAÇU DE MINAS – MINAS GERAIS.

Uma Paróquia escolhida pelo seu padroeiro vivo. Esta Paróquia é aqui e esta cidade é (hoje) Taquaraçu de Minas. Somos todos (as) devotos (as) do Santíssimo Sacramento (Hóstia Sagrada) verdadeiro “Corpo” de Jesus transubstanciado. Estamos diante do ostensório, sabemos a história de nosso Padroeiro? Por volta de 1650, mais um pouco, existia uma capela denominada Orago de Nossa Senhora da Penha, num terremo de propriedade, atualmente dos herdeiros do Sr.  Juventino Pinto, à esquerda da estrada em direção à Santa Luzia, logo acima do bambual, hoje, rotatória da MG-020. Em 25 de março de 1759, depois de autorizado pelo primeiro Bispo de Mariana através da missiva de D. José I foi elevada a curato em 23 de setembro de 1758.                                                    Nas histórias de boca em boca relatou-se que um tropeiro passava por aqui com sua tropa comercializando mercadorias de toda sorte, fazendo em Taquarassú o ponto de parada para descanso. Ao fazer reconhecimento do lugar onde pernoitaria, percebeu que do oco de uma árvore (onde é hoje o sacrário de nossa paróquia) emanava uma forte luminosidade capaz de cegar a olhos humanos, mesmo assim percebeu ser uma Hóstia e em meio àquela estonteante paz e sem perceber por si só as pernas se curvaram e ele estava de joelhos louvando ao Deus Vivo. Naquela época o Cura (padre ainda não reconhecido) tomou a Hóstia levando-A para o sacrário do orago Nossa Senhora da Penha e novamente por três vezes consecutivas Ela voltava a aparecer no oco da árvore, então o cura juntamente com alguns moradores da aldeia resolveram fazer ali uma tenda e logo começaram a construção do que é hoje a MATRIZ SANTÍSSIMO SACRAMENTO de Taquaraçu de Minas. O Rei Dom José I e nem o Bispo de Mariana pediram licença para a construção da nova capela e  nem a devida autorização para mudar o orago. Em 1798 foi requerida autorização para instalar a primeira PIA BATISMAL, sendo renovado o pedido em 1803 juntamente com o pedido da Fundação da Ermida Santíssimo Sacramento, desta forma nasce nos arredores desta (hoje) Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento o Arraial de Taquaraçu de Cima um pouco mais distante do primeiro arraial. Pela Lei número 209 de 07 de abril de 1841, o curato foi elevado a Freguesia com o Título de Freguesia Santíssimo Sacramento de Taquarassú sendo seus fundadores os Sres. Coronéis João Pinto Moreira e José Alves Diniz.

O que quero deixar bem claro a todos (as) Taquaraçuenses e ou visitantes é que nosso Padroeiro, realmente VIVO está entre nós – O Santíssimo Sacramento, ELE apareceu aqui, portanto este lugar foi escolhido por ELE para ser adorado e nós não sabemos do privilégio de sermos Taquaraçuenses , do privilégio de sermos um povo escolhido por Jesus Sacramentado nestas terras, neste local. Quero que todos saibam como compôs a música o Padre Ephraim: “Eu creio firmemente, que Jesus Cristo está aqui, eu creio com viva fé que Jesus Cristo está aqui, eu creio com toda minh’alma que Jesus Cristo está aqui”.

Escrito por Maria de Lourdes Marques Cruz.

Em 29 de maio de 2015 e modificado em 11 de março de 2018.