Comunidade do propedêutico celebra São João Paulo II

Mal começava o dia, e, na capela Coração Eucarístico de Jesus, os seminaristas presentes no Convivium Emaús, na sexta feira, 22 de outubro, se reuniram para celebrar a memória de São João Paulo II, conhecido como santo dos nossos dias. A Santa Missa, presidida pelo Padre André Erick, vice reitor do Seminário, festejou o santo papa que é padroeiro da comunidade do propedêutico, a primeira etapa vivenciada pelos jovens que desejam trilhar o caminho rumo ao sacerdote. Durante a celebração, os rapazes propedeutas puderam desempenhar as funções litúrgicas, prestando o serviço de acólitos e leitores.

São João Paulo II nasceu na Polônia, no dia 18 de maio de 1920, tendo como nome de batismo Karol Wojtyla. Foi operário, diretor, ator e autor de peças de teatro, além de filósofo. Entrou clandestinamente para o seminário no ano de 1942, devido a ocupação Nazista na Polônia. Ordenado padre em 01 de novembro de 1946, o jovem Karol, muito dedicado aos estudos, tornou-se bispo apenas doze anos depois, e, em 1967, foi feito Cardeal pelo então Papa, Paulo VI. Após o falecimento de João Paulo I, foi eleito Papa pelo conclave, o primeiro não italiano em 450 anos. Seu pontificado, o maior da história da Igreja Católica, tinha por lema a frase “Totus Tuus” , “Todo teu” em latim, expressão que fazia referência a sua terna devoção à Virgem Maria. Como Papa, escreveu 14 encíclicas. organizou 15 assembleias do Sínodo dos Bispos, nomeou 231 cardeais, beatificou 1338 pessoas e canonizou 482 santos. Seus últimos anos, apesar de serem de dor e sofrimento, devido ao mal de Parkison que o afligia, foram de fortaleza e coragem para toda a Igreja católica. Veio a falecer no dia 02 de abril de 2005, sendo que já em seu funeral, o povo clamava pela sua canonização com a expressão “Santo Súbito!”. Foi canonizado em maio de 2011, pelo seu sucessor, Bento XVI.