Santuário Arquidiocesano

Geração Santa: “Nossa Senhora da Piedade é o modelo, nosso Senhor é o caminho”

No 8º episódio da Live Geração Santa, o padre Wagner Calegário de Souza, reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, refletiu sobre a bonita história da Padroeira de Minas Gerais e sua proximidade com a juventude. O padre Wagner Calegário sublinhou que Maria é marcada pela experiência do divino, que abre horizontes. “Nossa Senhora da Piedade é o modelo,  nosso Senhor é o caminho” afirmou.

Também compartilhou sua vivência de fé e devoção à Nossa Senhora da Piedade o jovem consagrado da Comunidade Shalom, Gustavo Fernandes Santos. “Nossa Senhora é um caminho curto e seguro para chegar a Jesus. Às vezes nós temos uma série de dificuldades na vida, mas Nossa Senhora simplifica as coisas. Estando com Maria, eu aprendo a estar mais com Jesus”, ressaltou o jovem.

Venha acompanhar conosco esta reflexão e admirar os ensinamentos de Nossa Senhora da Piedade!

Nossa Senhora da Piedade

Conta a história que uma menina muda vivenciou um milagre, dando início a uma bonita história de fé. No século 18, a menina passou a falar após testemunhar a aparição da Virgem Maria, no alto da Serra da Piedade.

O lugar se tornou referência para peregrinos, ainda na época em que os bandeirantes andavam por Minas Gerais.

No século 18, os fidalgos portugueses Antônio da Silva Bracarena e Irmão Lourenço, fundador do Colégio do Caraça, chegaram à região de Caeté e ficaram tocados com a religiosidade do povo. Eles construíram na Serra da Piedade um rústico eremitério e, ao lado, uma igreja dedicada à Nossa Senhora, Santa pela qual tinham grande devoção.

Venerada há mais de dois séculos, a Santíssima Virgem Maria foi decretada pelo Papa João XXIII, por meio das Letras Apostólicas “Haeret animia” de 20 de novembro de 1958, Padroeira do Estado de Minas Gerais.

Para solenizar fato de tamanha importância, chegou à capital mineira, em 14 de maio do mesmo ano, a imagem de Nossa Senhora da Piedade que se cultua até hoje no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. Esculpida em madeira (cedro) no século 18, a imagem é atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Live Geração Santa

A partir do diálogo com padres, seminaristas, religiosos e com a juventude, a Live “Geração Santa” se dedica a um santo a cada mês, para refletir como os santos vivenciariam a juventude nos dias de hoje, com quais valores e princípios da vida contemporânea dialogariam e como o exemplo de vida e santidade deles pode ajudar a vivência cristã dos jovens nos dias atuais.

Os encontros são transmitidos, ao vivo, pelos  Canais do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Veja os episódios da Live Geração Santa: