Santuário Arquidiocesano

Live Geração Santa: Vida e santidade de Santa Clara de Assis é inspiração para os jovens de hoje

No 7º episódio da Live Geração Santa, o padre Antônio Roberto de Oliveira Fernandes, pároco da Paróquia Santa Clara e São Francisco, no bairro Mineirão, em Belo Horizonte, refletiu sobre a vida e santidade de Santa Clara de Assis. Padre Antônio sublinhou a semelhança entre a vida da Santa e dos jovens de hoje. “Jovem é jovem em qualquer tempo. Todo jovem tem por si na identidade o desejo de abraçar e salvar o mundo com todas as suas forças”, disse.

O padre explicou ainda que quando a Santa decidiu abandonar sua família e seguir os seus sonhos, ela foi impulsionada por este desejo da juventude. “Nós não podemos perder a fé que nos impulsiona para a esperança.  O jovem com fé é um jovem diferente na realidade que nós vivemos. É um jovem que é luz no mundo em que ele vive, assim como Santa Clara”, afirmou.

O jovem Vinicius Ramalho, secretário paroquial e um dos coordenadores da pastoral dos coroinhas e acólitos da Paróquia Santa Clara e São Francisco também participou da Live. Vinícius destacou que é preciso ter como exemplo a simplicidade de Santa Clara. “Nós jovens devemos procurar estar na presença de Deus desde cedo, mesmo que seja necessário fazermos alguns sacrifícios para podermos vivenciar tudo o que Deus tem a nos dar”, afirmou.

Acompanhe na integra este bate-papo especial. Clique aqui

Santa Clara de Assis

Domingo de Ramos de 1211. O silêncio da noite, nos campos de Assis, foi quebrado pelos passos rápidos de Clara, dezoito anos de idade. Sabia estar indo contra a sua amada e rica família, mas Deus a inspirou com o desejo de uma verdadeira liberdade: ser pobre. Aquela fuga de toda segurança foi a conclusão de um capítulo iniciado sete anos antes, quando presenciou um jovem rico se despojar das suas roupas, as devolver ao pai e escolher a pobreza. Era São Francisco de Assis. Naquela noite, ele aguardava Clara: cortou seus cabelos, entregou-lhe um saio de lã grosseira e lhe deu abrigo no mosteiro Beneditino de São Paulo, em Bastia Umbra. O pai de Clara tentou, em vão, convencê-la a voltar para casa.

“Pobres Damas”

O gesto de Clara é exemplo para outras mulheres, entre as quais sua mãe e suas irmãs: logo se tornaram cerca de cinquenta. São Francisco as chamou “Pobres damas” ou “Pobres reclusas” e colocou-lhes à disposição o pequeno mosteiro de São Damião.

Após um tempo, Santa Clara saiu do mosteiro e fundou a Ordem das Clarissas, inspirada na vocação Franciscana. Rapidamente, a Ordem se espalhou pela Europa e chegou até os dias de hoje.

Proclamada santa, dois anos depois da morte

A doença marca seus últimos 30 anos, mas jamais tirou sua alegria e devoção ao Senhor por meio da oração: “Nada é tão grande quanto o coração do homem, no íntimo do qual Deus reside”, escreveu

Conta-se que no Natal de 1253, um ano antes de sua morte, Santa Clara estava acamada, desejava muito participar da Santa Missa na igreja de São Francisco, mas não tinha condições físicas para sair. Em oração, Clara pediu ao Senhor que permitisse a graça de participar da celebração. O testemunho da própria santa é que, na parede de seu quarto, ela assistiu toda a Missa. Por este motivo, foi declarada, por Pio XII, padroeira da Televisão.

Santa Clara faleceu no dia 11 de agosto de 1253 no Mosteiro de São Damião. Seus lábios sussurram a última oração de Ação de Graças: “Senhor, vós que me criastes, sede bendito”.

Uma incontável multidão, jamais vista, participou do seu enterro. Dois anos depois, foi proclamada Santa por Alexandre IV.

Veja os episódios da Live Geração Santa: