Santuário Arquidiocesano

Geração Santa: 6º episódio da Live se dedica à devoção a Nossa Senhora do Carmo

O 6º episódio da Live Geração Santa se dedicou à devoção a Nossa Senhora do Carmo. O padre Hélio Parreiras de Paula, pároco da Paroquia Nossa Senhora do Carmo, em Betim, compartilhou um pouca da origem dessa devoção mariana e refletiu sobre a importância de cultivar o silêncio interior. “No mundo nós somos chamados o tempo todo para olhar para fora, torna-se difícil olhar para dentro, mas é importante que os jovens façam este resgate, porque estamos no meio deste ruído, e para alcançar a paz devemos seguir o caminho de Maria”.

O seminarista Faizal Famal compartilhou a sua história e relação com Nossa Senhora do Carmo e nos inspirou afirmando que “a história de Nossa Senhora do Carmo pode nos ajudar na vivência de nossa fé cristão em qualquer faixa etária”, disse.

Também participou da Live, o coordenador da Catequese com os Jovens e da Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Betim, o jovem Vitor Araújo que refletiu sobre os desafios dos jovens nos dias de hoje e a importância da fé. “É no cotidiano que a gente vive a santidade”, afirmou.

A Live foi transmitida pelos Canais do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Catedral Cristo Rei.

Assista ao 6º episódio da Live Geração Santa.

Nossa Senhora do Carmo

A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo foi instituída para comemorar a sua aparição a São Simão Stock, em 16 de julho de 1251. Quando a Virgem Maria apareceu ao carmelita São Simão Stock apresentou-lhe o escapulário e prometeu especial proteção aos que o usarem.

Desde a aparição, formaram-se grupos de monges, que se inspiravam no profeta Elias, seguindo a regra de São Basílio. Por volta de 1154, o nobre francês, Bertoldo, ao chegar à Palestina, com seu primo Aimério de Limoges, Patriarca de Antioquia, retirou-se para a montanha, onde decidiu reunir os eremitas para viver como cenobitas.

Os religiosos construíram uma igrejinha dedicada à Virgem. Assim, foram chamados Irmãos de Santa Maria do Monte Carmelo. Desta forma, o Carmelo adquiriu seus dois elementos característicos: referência a Elias e união a Maria Santíssima. Ali, segundo a tradição, a Sagrada Família se hospedou ao voltar do Egito.

Veja os episódios da Live Geração Santa: