Santuário Arquidiocesano

Geração Santa: 5º episódio da Live se dedica à vida e santidade de Santo Antônio

No 5º episódio da Live Geração Santa dedicada à vida e santidade de Santo Antônio, frei Adilson Corrêa da Silva, pároco da Paróquia Santo Antônio, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte, ressaltou que Santo Antônio tem muito a nos ensinar e destacou o exemplo do discernimento: “Discernir é ouvir a voz de Deus. Santo Antônio discerniu a partir da Palavra de Deus e, assim, descobriu o chamado de Deus para a Vocação. Hoje, são muitas vozes que nos interpelam, mas o jovem precisa ficar firme”, ressaltou.

Durante a Live, o jovem Pablo Henrique Teodoro Lima, que faz parte da Comunidade Santo Antônio da Paróquia Todos os Santos, do bairro Providência, em Belo Horizonte, partilhou sua vivência e experiência de fé e devoção a Santo Antônio. “Se o jovem tem a possibilidade de servir e viver o Evangelho, ele pode começar na família, no grupo de amigos, na faculdade, no trabalho, nos meios de convivência. Porque o Evangelho não precisa ter grandes demonstrações para ser efetivo. A nossa juventude precisa aprender com Santo Antônio que o lugar de viver o Evangelho é onde nós estamos e é por meio das pequenas coisas”, disse.

A Live foi transmitida, na segunda-feira, dia 12 de junho, pelos Canais do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Catedral Cristo Rei.

Clique aqui e assista ao o 5º episódio da Live Geração Santa.

Santo Antônio de Padúa

Protetor dos pobres, intercessor que ampara aqueles que buscam pessoas perdidas e amigo nas causas do coração. Assim é Santo Antônio de Pádua, frei franciscano português, que trocou o conforto de uma abastada família burguesa pela vida religiosa.

Contam os livros que o santo nasceu em Lisboa e recebeu no batismo o nome de Fernando. Ele era o único herdeiro de Martinho, nobre pertencente ao clã dos Bulhões y Taveira de Azevedo. Sua infância foi tranquila até que resolveu optar pelo hábito escolhendo a ordem de Santo Agostinho.

Os primeiros oito anos de vida do jovem frei foram dedicados ao estudo.  Até que encontrou com um grupo de franciscanos. O encontro, por acaso, em uma das ruas de Coimbra marcou-o para sempre. Eles eram jovens diferentes, que traziam nos olhos um brilho desconhecido. Seguiam para o Marrocos, na África, onde pretendiam pregar a Palavra de Deus.

Depois de testemunhar a coragem dos jovens frades, Fernando decidiu entrar para a Ordem Franciscana e adotar o nome de Antônio, em uma homenagem à Santo Antão. Assim, ele partiu para o Marrocos, mas logo após aportar no continente africano, Antônio contraiu uma febre, ficou tão doente que foi obrigado a voltar para a casa. Mais uma vez, o céu lhe reservava novas surpresas. Uma forte tempestade obrigou seu barco a aportar na Sicília, no sul da Itália.

Santo Antônio era um orador inspirado. Suas pregações eram tão disputadas que chegavam a alterar a rotina das cidades, provocando o fechamento adiantado dos estabelecimentos comerciais.

De pregação em pregação, o santo chegou a Pádua. Lá, converteu um grande número de pessoas com seus atos e suas palavras. Santo Antônio morreu no dia 13, no convento de Santa Maria de Arcella, às portas da cidade que batizou de “casa espiritual”. Tinha apenas 36 anos de idade.

Graças a sua dedicação aos humildes, Santo Antônio foi eleito pelo povo o protetor dos pobres. Transformou-se em um dos filhos mais amados da Igreja, um porto seguro a qual todos podem recorrer. Uma das tradições mais antigas em sua homenagem é, justamente, a distribuição de pães aos necessitados e àqueles que desejam proteção em suas casas.

Homem de oração, Santo Antônio se tornou santo porque dedicou toda a sua vida para os mais pobres e para o serviço de Deus.

Live Geração Santa

A partir do diálogo com padres, seminaristas, religiosos e com a juventude, a Live “Geração Santa” se dedica a um santo a cada mês, para refletir como os santos vivenciariam a juventude nos dias de hoje, com quais valores e princípios da vida contemporânea dialogariam e como o exemplo de vida e santidade deles pode ajudar a vivência cristã dos jovens nos dias atuais.

Os encontros são transmitidos, ao vivo,  pelos pelos Canais do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Catedral Cristo Rei.

Veja os episódios da Live Geração Santa: