Santuário Arquidiocesano

Geração Santa: 4º episódio da Live se dedica aos ensinamentos de Nossa Senhora de Fátima. Assista!

O 4º episódio da Live Geração Santa se dedicou aos ensinamentos partilhados pelos três pastorinhos a partir das aparições de Nossa Senhora de Fátima, em 1917, em uma pequena vila em Portugal. O padre Luís Carlos de Carvalho Santos, pároco da Paróquia São Sebastião, do bairro Betânia, em Belo Horizonte, destacou que, nos dias de hoje, os jovens estão conectados com o mundo inteiro. “Nós temos que ajudá-los a discernir com quem eles estão se relacionando. As mensagens de Nossa Senhora de Fátima são muito atuais, pois sublinham a importância de uma relação com Deus. Quanto mais o jovem se coloca em uma relação com Deus, mais ele vai sentir a necessidade e a importância de ter uma relação com o outro”, afirmou.

A jovem Gabriella Almeida, que é uma das coordenadoras da Crisma Jovem, na paróquia São Sebastião, também participou da Live e disse que as mensagens de Nossa Senhora de Fátima podem ser inspiradoras para os jovens.” É por meio do testemunho de fé que os jovens percebem que a presença de Maria não está longe da vida deles. O testemunho edifica vidas”, afirmou.

Clique aqui e veja a integra o 4º episódio da Live Geração Santa.

Nossa Senhora de Fátima

Na manhã de um domingo, Lúcia dos Santos, de 10 anos de idade, e seus primos, Jacinta e Francisco Marto, de 7 e 9 anos, participaram da Santa Missa, na paróquia de Fátima e, depois, levaram suas ovelhas para pastar, no declive da Cova da Iria. Ao ouvir o toque dos sinos para o Ângelus, puseram-se a rezar o Terço, como faziam de costume. Em seguida, enquanto brincavam, ficaram assombrados pelo aparecimento de um clarão. Pensando que era um raio e com medo de um temporal, apressaram-se para abrigar o rebanho.

Mas, logo depois, foram surpreendidos por outro clarão, sobre um carvalho, no qual viram uma Senhora, vestida de branco e radiante de luz, que lhes disse: “Vim pedir-lhes para que venham aqui, todo dia 13, por seis meses consecutivos, nesta mesma hora. Dir-lhes-ei, oportunamente, quem eu sou e o que quero”.

A Senhora tinha um vestido com bordados dourados, um cordão de ouro na cintura, um manto cândido e um Terço de grãos brancos nas mãos. Então, Maria perguntou-lhes: “Vocês querem oferecer-se a Deus, suportar todos os sofrimentos que Ele lhes mandar, como ato de reparação dos pecados, pelos quais Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?” Lúcia respondeu-lhe: “Sim, queremos”. No entanto, a Virgem lhes disse ainda: “Vocês deverão sofrer muito, mas a graça de Deus será seu conforto”.

Live Geração Santa

A partir do diálogo com padres, seminaristas, religiosos e com a juventude, a Live “Geração Santa” se dedica a um santo a cada mês, para refletir como os santos vivenciariam a juventude nos dias de hoje, com quais valores e princípios da vida contemporânea dialogariam e como o exemplo de vida e santidade deles pode ajudar a vivência cristã dos jovens nos dias atuais.

Os encontros são transmitidos, ao vivo,  pelos Canais do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Veja os episódios da Live Geração Santa: