Santuário Arquidiocesano

Dia Nacional da Juventude na Arquidiocese de Belo Horizonte

A Igreja celebrou nesse domingo, 29 de outubro, o Dia Nacional da Juventude – DNJ, convidando os jovens a aprofundarem o problema da fome, tema da Campanha da Fraternidade 2023,  inspirados pelo lema “E todos ficaram saciados” (Mt 14,13).  A exemplo dos jovens no mundo inteiro,  a juventude da nossa Arquidiocese viveu esse momento importante de reflexão e comunhão.

Os jovens das regiões episcopais Nossa Senhora da Esperança (Rense), Nossa Senhora do Rosário (Renser) e Nossa Senhora da Boa Viagem (Rensb) celebraram nesse dia 29 de outubro. Já as regiões episcopais Nossa Senhora da Concição (Rensc) e Nossa Senhora Aparecida (Rensa) celebraram o DNJ nos dias 21 e 22 de outubro. Acompanhe as imagens desses especiais momentos com a juventude.

DNJ na Arquidiocese de Belo Horizonte

As Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte organizaram programações especiais para os jovens ao longo do mês de outubro, com bate-papo, feira vocacional, mutirão de confissões, atrações musicais, louvor, luau e caminhadas, Celebrações Eucarísticas e momentos de oração e reflexão.

As juventudes da Região Episcopal Nossa Senhora da Boa Viagem (Rensb) celebrou o DNJ da Região no dia 29 de outubro,  no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. A programação especial foi coordenada pelo padre padre José Cícero Marques Júnior, que assumiu recentemente os trabalhos de assessoria espiritual com a juventude da Rensb, e trouxe  palestra, louvor, Adoração ao Santíssimo e Santa Missa.

Na Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), os jovens das paróquias da Região foram convidados a celebrar o DNJ nas suas comunidades de fé, em preparação para o Dia Nacional da Juventude. Os momentos de reflexão acontecem, neste mês, à luz do subsídio produzido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além da realização de luau e caminhada das juventudes.

No domingo,  29 de outubro, 400 jovens de diversas paróquias da Renser, além da presença de jovens da Diocese de Divinópolis (Itatiaiuçu e Igarapé), celebraram o DNJ da Região, na Paróquia Santa Luzia, distrito de Rio Manso. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Joel Maria dos Santos presidiu a Santa Missa.  Em 2024, a Paróquia São José, no distrito de São José do Paraopeba, em Brumadinho, foi escolhida para sediar o DNJ da Região.

A Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense) celebrou o DNJ também no domingo, no Centro Pastoral da Paróquia São Vicente de Paulo, bairro Nova Suíça. A Santa Missa foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Joaquim Mol.

Acompanhe, a seguir, os especiais registros do DNJ nas Regiões:

21 e 22 de outubro

A Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) celebrou o DNJ na Catedral Cristo Rei, nossa Igreja-Mãe, no dia 21 de outubro. Inspirada pelo tema “E todos ficaram saciados” (Mt 14,13), a programação trouxe momentos de louvor, partilha, momento cultural, além de Celebração Eucarística presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Júlio César Gomes.

Na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), o DNJ foi celebrado no domingo, dia 22 de outubro, na Ermida Nossa Senhora do Carmo, em Betim. A programação especial convidou as juventudes da Rensa a participarem de um bate-papo jovem com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Nivaldo dos Santos Ferreira, além de atrações musicais, Santa Missa, mutirão de confissões e feira de profissões.

Clique aqui e saiba mais!

DNJ na RENSE - Centro Pastoral da Paróquia São Vicente de Paulo

DNJ Rensb - Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

DNJ Renser - Paróquia Santa Luzia, distrito de Rio Manso