Santuário Arquidiocesano

[Artigo] Uma vida cristã centrada no Mistério de Cristo – Neuza Silveira

Diante dos grandes desafios para a evangelização, nós cristãos não podemos deixar de caminhar e ir em busca de uma iniciação sacramental cujos ritos nos mantém incorporados à vida da Igreja que é sacramento do Cristo. Mas para isto, torna-se necessário o aprofundamento do entendimento e a vivência da fé que foi assumida no batismo, sacramento que constitui a porta de entrada para a vida cristã.

Todos os batizados necessitam, no decorrer da sua vida, ser acolhidos na comunidade, receber uma formação que tenha suas origens na bíblia, na liturgia e na tradição. A Palavra de Deus é o alimento que nos fortalece para a caminhada de fé.

Diante dos tropeços pelos quais passamos no nosso caminhar, a liturgia nos ajuda a celebrar a vida e fazer a experiência de vida em comunidade, perceber a beleza das relações amigas e a possibilidade de se misturar com a vida do Cristo, alimentando do seu corpo e do seu sangue, alimento este, dado pelo próprio Cristo, que se ofereceu a nós em alimento para a remissão dos pecados.

A tradição é a caminhada da Igreja desde as primeiras comunidades que, no caminho, foram deixando suas experiências florir diante da beleza da vida ofertada do Cristo. Nos caminhos e descaminhos, a caminhada se faz deixando entranhar-se pela misericórdia do amor de Deus que atua na vida do cristão, remodelando-o e reconstruindo-o através do amor de Cristo, pois todo aquele que é batizado passa a pertencer a Cristo.

Atualmente, a prática é de batizar crianças, e não adultos. Mas os adultos que não tiveram oportunidade de receber todos os sacramentos da iniciação cristã (batismo, crisma e eucaristia) também devem buscar esses sacramentos, procurando a Igreja para uma formação e amadurecimento da própria fé. A fé cristã carrega consigo uma identidade doutrinal, que nos ajuda a reconhecer Deus como nosso Pai, a proclamar Jesus de Nazaré como nosso Senhor e experimentar a presença e atuação do Espírito Santo em nossa vida.

Nesse sentido, torna-se importante para o cristão passar pelo processo de formação que irá ajudar a reconhecer, com mais clareza, a identidade cristã, e assim, fazer a experiência do amor de Deus.

Por que dizemos que estes sacramentos nos ajudam a melhor experimentar Deus em nossa vida?

O batismo é o fundamento da iniciação cristã. Quando se batiza a criança, os responsáveis, pais e padrinhos devem se preocupar com uma boa formação para entender esse sacramento, pois eles são aqueles que irão conduzir a criança à plenitude da vida cristã. Quando se batiza o adulto, uma boa preparação catequética deve ser oferecida a ele preparando-o para um caminho de plena integração no mistério de Cristo e da Igreja.

Na Eucaristia somos verdadeiramente nutridos com a vida que Jesus viveu e entregou por nós. Comungar o Corpo e Sangue do Senhor significa assumir a sua vida em nós. Ela é um mistério, mas nos faz solidários uns com os outros. Na Eucaristia recebemos a graça de Deus para viver no Espírito de Cristo.

Ser crismado significa “ser ungido”. A pessoa que recebe a unção do Crisma (óleo misturado com bálsamo e consagrado pelo Bispo na manhã da quinta-feira Santa) faz a experiência da efusão do Espírito Santo, assim como aconteceu em Pentecostes. Recebemos o Espírito de Deus e somos enviados à missão, repletos da graça e dons de Deus que devem ser partilhados pelo caminho, lugar do testemunho da vida cristã.

Os três sacramentos da IVC nos convocam para uma vida cristã autêntica, a ser vivida a partir da prática dos dons recebidos pelo Espírito Santo e desenvolvidos pela nossa vocação cristã.

Neuza Silveira de Souza.

Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-catequético de Belo Horizonte.