Santuário Arquidiocesano
Você está em:

[Artigo] Semana Santa – Celebração dos grandes mistérios da redenção humana – Neuza Silveira

A Semana da paixão de Cristo é um evento realizado anualmente em celebração da Páscoa Cristã. O nosso olhar, ao ser projetado para além do nosso cotidiano, nos faz enxergar e viver o “Mistério” da nossa fé: o Mistério Pascal.

Celebrar a Semana Santa, para nós, cristãos católicos, é recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém. Esse mistério faz parte da nossa vida, mas nesta Semana ele é recordado e vivido de forma intensa. Esta recordação aqui não é o simples ato de lembrar-se do passado, de um evento acontecido, mas um recordar que nos transporta para o passado e nos leva a experimentar todos aqueles momentos junto com Jesus e com toda aquela comunidade.

Nos ritos celebrados nestes dias da Semana Santa inclui ritos especiais como: a bênção e a procissão dos ramos, a transladação do Santíssimo Sacramento depois da Missa da Ceia do Senhor, a ação litúrgica da Sexta-feira da Paixão do Senhor e a Vigília Pascal.

Celebrar o Domingo de Ramos nos faz recordar a entrada de Jesus em Jerusalém. Nesse sentido, ao celebrarmos as bênçãos dos Ramos e caminhar em procissão, fazendo a entrada triunfante na Igreja (Templo Sagrado), estamos, em comunidade, experimentando toda a alegria do acontecimento daquele dia: a chegada do Senhor em Jerusalém para celebrar a Páscoa do seu tempo. Esta procissão e a benção dos ramos para nós constitui um só rito litúrgico não podendo fazê-lo em separado.

No caminhar da Semana Santa, a liturgia da Palavra nos conduz e nos ajuda a percorrer o caminho de Jesus. Neste caminho refletimos sobre a unção: É o servo ungido por Deus para servir. A unção nos faz partícipes das coisas de Deus, da sua vida. No dia seguinte vamos aprender que não temos como esconder de Deus, pois ele nos conhece e nos chama antes mesmo de termos nascido e, na vida, somos convidados a sermos perseverantes a Deus em meio às grandes diversidades deste mundo. Na quarta-feira, véspera do Tríduo Pascal, vamos juntos fazer uma revisão de vida nos preparando para bem celebrar a paixão, morte e ressurreição do Senhor e deixar que a Páscoa aconteça em nossa vida.

A Sexta-Feira Santa, é o dia em que celebramos a morte de Jesus na Cruz. Do alto da Cruz, Jesus pronuncia palavras transformadoras:

  1. “Pai, perdoai-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lc 23,34);
  2. “Hoje estarás comigo no paraíso” Lc 23,43);
  3. “Mulher, eis teu Filho; Filho, eis tua mãe” (Jo 19,26);
  4. “Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonastes? (Mt 27,46);
  5. “Tenho sede…” (Jn19,28);
  6. “Tudo está consumado” (Jo 19,30);
  7. “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito” (Lc 23,46);

Na noite da Vigília Pascal celebramos a Páscoa de Jesus, sua passagem da morte para a vida, quando fazemos o memorial das maravilhas de Deus na história. Uma grande festa que se inicia com a celebração da Luz que contém três partes: a benção do fogo, a procissão do círio pascal e a proclamação da Páscoa.

Na segunda parte da vigília celebramos a liturgia da Palavra; na terceira parte a liturgia batismal e na quarta parte a liturgia eucarística.

O Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição entre seus discípulos.

Que possamos, todos juntos, acompanhar as celebrações desta semana com muita alegria, nos preparando para o grande dia da ressurreição com o Cristo.

 

Neuza Silveira de Souza

Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte