Santuário Arquidiocesano

[Artigo] Renovar nossa caminhada de fé – Neuza Silveira

A fé é um ato pessoal de adesão a Deus e, ao mesmo tempo, é expressão comum daqueles que a professam como Povo de Deus. A fé deve ser cultivada para crescer sempre mais, mas para isso ela precisa ser alimentada com testemunhos de pessoas que a experimentaram, ser esclarecida pela revelação ao Povo de Deus na Bíblia e ser expressa na oração comum e direta à Santíssima Trindade.

Todo ano somos chamados a renovar a nossa caminhada de fé, com o início do novo Ano Litúrgico, criar expectativas de vida para viver melhor, junto à comunidade, a aventura de caminhar com Jesus, o ressuscitado.

O projeto de Deus é de salvar os seres humanos em comunidade. Assim é desde o princípio. Com o seu povo Israel ele fez aliança, e o foi instruindo gradualmente, manifestando, na própria história do povo, a si mesmo e a sua vontade e santificando-o para si como sinal de seu amor para com a humanidade.

A caminhada de fé do Povo de Israel

Vimos que é a partir da obediência de Abraão a Deus, que ele se coloca no caminho de fé a qual dá origem à formação de um povo portador da bênção de Deus para um mundo em busca de salvação.

Este povo também foi peregrino no deserto, com Moisés, e depois se estabeleceu na terra prometida. Nesse lugar, muitas lutas, guerras, infidelidades e exílio aconteceram, mas o povo manteve a fé na aliança e no Deus de Israel. Assim, em Jesus Cristo, Deus estabelece a nova aliança e, com sua morte e ressurreição, Deus o constitui cabeça desse povo escolhido e faz de seus corações morada do Espírito Santo. Esse povo é Igreja de Cristo a quem Jesus deixou a missão de tornar presente o Reino de Deus no mundo, pregando e testemunhando o Evangelho e celebrando a Eucaristia junto às comunidades. Essa Igreja peregrina chega até nós e também o chamado para continuarmos essa missão.

A caminhada da comunidade cristã

Assim como os primeiros cristãos buscaram e encontraram o ressuscitado, também nós podemos buscá-lo e encontrá-lo: na comunidade reunida (Mt 18,20); na escuta comunitária da Palavra (Lc 24,32); na celebração eucarística (Lc 24,35); na entrega da vida pelo Reino (Mt 25,40) e nos sinais dos tempos e na história (Mt28,20). Nessa busca encontramos o Cristo ressuscitado, e através dele pode-se fazer o discernimento para a compreensão da vida cristã: Ele, o Cristo, por seu Espírito, está presente em nós. A comunidade cristã é o novo lugar em que podemos encontrar o Senhor ressuscitado.

Ele enviou seus discípulos em missão para anunciar a Palavra e formar comunidades. Eles partiram entusiasmados deixando se orientar pelo Espírito Santo que lhes indicou o caminho a seguir. Hoje, essa comunidade constituída se faz presente e, fortalecida pela fé, continua percorrendo o caminho procurando conhecer as experiências das primeiras comunidades que se reuniam para ouvir os ensinamentos dos apóstolos, partir o pão, participar das orações e viver unidos (At 2,42). Suas experiências nos ajudam no fortalecimento da comunidade de hoje que se reúne para a Celebração da Eucaristia, coloca-se na escuta da Palavra e faz sua própria experiência de fé, pois acolhida na comunidade, as pessoas, juntas, buscam discernir a presença de Deus em seu caminho. Este é o novo povo de Deus: uma comunidade de seguidores de Jesus.

Neuza Silveira de Souza.

Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.