Santuário Arquidiocesano
Você está em:

[Artigo] Como fazer uma boa leitura da Bíblia – Neuza Silveira

Uma das preocupações que se deve ter ao anunciar a Palavra de Deus às outras pessoas, aos nossos catequizandos crianças, jovens e adultos é levar em consideração as exigências da realidade que hoje vivemos. A Bíblia traz consigo a mensagem que Jesus Cristo deixou para nós, expressa em palavras que se atualiza na realidade do nosso dia a dia.  

Na Bíblia encontramos a narrativa da vida de Jesus e das primeiras comunidades cristãs. Estas primeiras comunidades apontam para nós suas experiências de vida; tudo aquilo que elas guardaram e refletiram sobre Jesus Cristo: sua pessoa, palavras, gestos, atitudes. Assim, estes escritos nos ajudam a fazer a nossa própria experiência de fé. Isto porque cada um desses escritos nasce de dentro de uma realidade social e histórica.

Quando a trazemos para nossa vida, necessitamos estar atentos às exigências das revelações expressas na própria Bíblia e na fé da Igreja, pois a Bíblia contém a Palavra de Deus e, por isso, tem as exigências que não dependem de nós e que devem ser respeitadas, para que ela possa ser realmente Bíblia para nós. Atender às exigências da realidade do povo é se colocar na escuta da voz do povo e assim, descobrir o que Deus tem a nos dizer.

A Bíblia é fonte e princípio da revelação de Deus. A catequese tem a missão de fazer ressoar na vida dos catequizandos a Palavra revelada. 

A Bíblia não foi escrita em apenas um lugar, mas em muitos países diferentes por onde o povo de Deus andou, como na Palestina, na Babilônia, no Egito, na Síria, na Grécia e na Itália. Por isso, ela traz consigo a influência dos vários costumes, da cultura, da religião, da situação econômica, social e política de todos estes povos. No caminhar da história eles foram deixando suas marcas e influências na maneira de a Bíblia apresentar a mensagem de Deus aos homens. 

Vários são os métodos e considerações que podem ser utilizados para fazer a leitura da Bíblia, pois a Bíblia retrata o itinerário da fé de um povo. Por isso, é nela que buscamos luz e inspiração para todo o processo da evangelização e da catequese, sobretudo quando se trata dos adultos. Ela é a fonte na qual a catequese busca a sua mensagem. Para uma leitura fiel da Bíblia um primeiro critério é crer que Bíblia é a Palavra de Deus e Palavra da vida

Assim, o primeiro passo para conhecer a palavra de Deus é ler a Bíblia. Chama-nos a atenção a possibilidade de encontrarmos várias portas que precisam ser abertas. À medida que vamos adentrando na casa e percorrendo seus corredores, vamos encontrando chaves que abrem a “casa” da Bíblia de forma libertadora, agradável e correta. Estas “chaves” são fáceis de lembrar, pois elas estão simbolizadas no nosso próprio corpo.

Com estas sete chaves podemos encontrar a Palavra de Deus que está na Bíblia e entenderemos melhor o sentido escondido por trás das palavras:

  • Pés bem plantados na realidade – Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida. Conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitária do país e do mundo. É preciso conhecer também a realidade na qual viveu o povo da Bíblia, pois ela nasceu das lutas, das alegrias, da esperança e da fé de um povo. (ver Ex. 3,7-10).
  • Olhos bem abertos – Um olho sobre o texto da Bíblia e outro sobre o texto da vida.  O que fala o texto da Bíblia? O que fala o texto da vida? A palavra de Deus está na Bíblia e está na vida. Precisamos ter olhos para enxergá-la.
  • Ouvidos atentos, em alerta – Um ouvido para escutar o clamor do povo e outro para escutar o que Deus quer falar.
  • Coração livre para amar – Ler a Bíblia com sentimento, com a emoção que o texto provoca. Só quem ama a Deus e ao próximo pode entender o que Deus fala na Bíblia e na vida. Coração pronto para converter-se.
  • Boca – A boca para anunciar e denunciar aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu sobre a Palavra de Deus e a vida. 
  • Mãos – as mãos nos ajudam a partilhar com os irmãos os maravilhosos dons que recebemos gratuitamente do Pai.
  • Joelhos dobrados em oração – Só com muita fé e oração dá para entender a Bíblia e a vida. Pedir ajuda ao Espírito Santo para entender o “espírito” da Bíblia. Não podemos fazer uma leitura ao pé da letra, porque a letra mata e o espírito vivifica, como adverte São Paulo (ver 2Cor 3,6).

Certamente descobriremos outras chaves de leitura, mas estas são indispensáveis. Assim, é bom unir as chaves em um chaveiro forte e firme. Esse chaveiro é a família, o círculo bíblico ou sua comunidade. A Bíblia lida em comunidade se torna mais fácil, mais proveitosa, mais agradável. É um sinal da presença de Deus (Mt 18,20).

Neuza Silveira de Souza

Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-catequético de Belo Horizonte